Arte & Lazer, Roteiro

Mauá celebra Dia do Índio com exposição

Acervo estará aberto para visitação até o dia 10 de junho. Foto: Caio Arruda/PMM A Prefeitura de Mauá celebra o Dia do Índio, hoje (19), com a exposição “Índio da Terra Brasil”, no Museu Barão de Mauá. A mostra traz objetos de uso de tribos como a Xingu, Xavante e a Tupi Guarani, entre outras, para observação e interação com o visitante. São armas, utensílios, adornos, máscaras rituais e artesanato que podem ser vistos em amplo acervo disponível no local.

Fotos de processos manufatureiros de farinha de mandioca e trançados de palha e sisal, com utensílios usados no processo, também são mostrados no acervo para que o visitante possa entender melhor o dia a dia dos índios, propondo um novo olhar sobre esse povo, seu modo de viver, de pensar e de produzir.

A exposição traz ainda um painel que mostra como a cultura indígena está enraizada em Mauá, com uma lista completa de nomes de origem indígena que deram nomes a bairros, comunidades, rios e até mesmo da cidade.

É nesse painel que se descobre, por exemplo, que Mauá significa ‘Terra erguida entre baixas alagadiças’.

Para garotada, o passeio também é motivo de muita diversão e descoberta. Nas exposições guiadas, os visitantes recebem uma série de atividades que podem ser feitas durante ou depois da visita, com jogos de caça-palavras, de pintura, desenho e dicionários para que as crianças possam melhor fixar a aprendizagem.

Serviço – O acervo estará aberto para visitação até o dia 10 de junho e é possível agendar visitas monitoradas pelos telefones 4519-4011/ 4519-6456. O Museu fica na avenida Dr. Getúlio Vargas, 276 – Vila Guarani.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*