Mauá, Minha Cidade, Sua região

Mauá apresenta proposta do Plano Municipal pela Primeira Infância

Plano Municipal da Primeira Infância de Mauá concorre ao prêmio Cidades Educadoras 2024, da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).

“O plano estabelece metas abrangentes para atender suas necessidades como a educação, saúde, assistência social e cultura. Foto: Evandro Oliveira/PMM
“O plano estabelece metas abrangentes para atender suas necessidades como a educação, saúde, assistência social e cultura. Foto: Evandro Oliveira/PMM

Investir no futuro da cidade, do país e do planeta passa pelas sementes plantadas no cuidado com as crianças, desde a sua concepção, e durante os seis primeiros anos de vida. Por isso, a Prefeitura de Mauá apresentou na manhã desta sexta-feira (27/10), a proposta do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O objetivo é reunir as ações que o poder público municipal já mantém voltadas às crianças com até seis anos de idade, nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Políticas Públicas para Mulheres. O evento foi realizado no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes e contou com a presença do prefeito Marcelo Oliveira.

No entanto, o documento não representa a versão definitiva. A partir de quarta-feira (01/11), estará disponível, no site da Prefeitura, o formulário para a consulta pública, para que a sociedade possa contribuir para o enriquecimento das diretrizes de implantação de políticas públicas sobre o tema.

Além dos representantes das secretarias municipais, a mesa das autoridades do evento contou com a participação de cinco alunos da Escola Municipal Florestan Fernandes, na Vila Magini, que falaram sobre seus sonhos para o futuro, como a profissão que pretendem seguir.

“O plano estabelece metas abrangentes para atender suas necessidades como a educação, saúde, assistência social e cultura, visando um desenvolvimento saudável na primeira infância. Este compromisso com o futuro das crianças também se estende a futuros governos, não se limitando ao atual mandato. O investimento nos primeiros anos de vida é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou o prefeito Marcelo Oliveira.

A proposta do PMPI apresentada hoje, reúne todas as ações de áreas como Saúde, Educação, Assistência Social e Políticas Públicas para Mulheres, como por exemplo, o programa Mãe Mauaense, em que as equipes de Saúde orientam que as gestantes realizem o pré-natal na unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, compromisso com o acompanhamento do esquema vacinal, qualidade na merenda e no conteúdo educacional, prevenção e proteção das crianças a partir da garantia de direitos, o que inclui o atendimento das gestantes e das mães por meio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), serviços de convivência, promoção de autonomia e fortalecimento de vínculos, entre outros.

A construção das bases do PMPI foi iniciada em 2021, e contou com o apoio da Avante – Educação e Mobilização Social, uma Organização de Sociedade Civil (OSC) sediada em Salvador, Bahia, por meio de parceria com a Petrobras, pelo Programa Petrobras Socioambiental. A entidade desenvolve o Primeira Infância Cidadã (PIC), que promove escutas com crianças e adolescentes, trilhas formativas e capacitação de servidores públicos dos mais diversos setores e  conselheiros municipais.

O PIC desenvolvido em Mauá há três anos, recebeu neste mês, o selo de Child Impact Initiative (Iniciativa de Impacto para Infância) da World Forum Foundation (Fundação Fórum Mundial). A escolha foi feita pelo Grupo de Trabalho sobre os Direitos da Criança (Working Group on Children’s Right), da World Forum Foundation, que tem o papel de reconhecer experiências que contribuem para um mundo melhor para as crianças.

A experiência de construção do Plano Municipal da Primeira Infância de Mauá concorre ao prêmio Cidades Educadoras 2024, da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*