Minha Cidade, Santo André, Sua região

Manifestantes temem fechamento parcial de biblioteca em S.André

Um andar da bilibioteca pode abrigar secretaria; prefeito nega. Foto: Arquivo Um grupo de manifestantes tem se articulado pelas redes sociais para impedir o fechamento parcial da Biblioteca Nair Lacerda, que fica no Centro de Santo André. Segundo os organizadores da página no Facebook “Amigoteca Nair Lacerda” (https://www.facebook.com/amigoteca.n.lacerda), a reforma administrativa que está sendo implementada pela Prefeitura de Santo André prevê que o segundo andar do local seja desativado para abrigar a Secretaria de Cultura.

Em um abaixo-assinado eletrônico, que já conta com 750 assinaturas, os manifestantes lembram que a biblioteca foi inaugurada em 1968 e que a desativação do andar que abriga livros, mesas e um telecentro, vai prejudicar o funcionamento do equipamento como um todo. “Estivemos com a secretária de Cultura (Simone Zarate) e ela afirmou que a decisão é da Secretaria de Administração, mas que ia tentar manter a biblioteca como está”, destacou o funcionário público Márcio Mastrello.

Ainda de acordo com o servidor, a notícia de que a biblioteca iria abrigar a Secretaria de Cultura foi passada por funcionários da área. “No dia 11 temos uma agenda com o presidente da Câmara, Almir Cicote (PSB), para discutir a questão. Queremos pressionar a administração a não efetuar a mudança”, afirmou Mastrello.

Na última sexta-feira (31 de março), durante entrevista coletiva sobre a comemoração do aniversário da cidade, o prefeito Paulo Serra (PSDB) negou que a decisão já tenha sido tomada. “O projeto de reconfiguração administrativa não está pronto. Queremos reduzir os custos com alugueis, mas estamos estudando e fazendo várias simulações”, explicou o prefeito. “Tem um pouco de poder de Nostradamus (alquimista francês que viveu no século 16 e que ficou mundialmente conhecido por sua habilidade de prever o futuro)”, brincou o chefe do Executivo. “Não tem nada decidido”, finalizou.

3 Comentários

  1. O grito do povo andreense foi calado pela caneta do Prefeito

    Infelizmente, por tudo já dito, tanto da parte de Cultura de Santo André, que está sendo prejudicada com o “Projeto de Modernização” da Prefeitura e os tais cortes de gastos publicos, está sendo fechado mais um espaço importante de Cultura em Santo André. Esse espaço também importante para a nossa cidade, está localizado no Paço Municipal, no prédio onde se encontra hoje a Secretaria de Cultura, fica a Biblioteca Nair Lacerda, desde 1968, onde grande parte dos estudantes, se encontram para fazer pesquisas, trabalhos escolares, estudos diários, tendo ali o acesso a livros, a internet gratuita e o essencial, um espaço livre para acomodação dos estudantes e uma grande parte da população que ali frequenta diariamente e necessita de um local como esse.
    Não queremos ouvir mais demagogias, queremos o respeito a população e o direito de usarmos o espaço, a Prefeitura vai entregar o 2°andar da Biblioteca Nair Lacerda, para a Secretaria de Educação, e ficaremos apenas com o 1°andar, onde não é possível acomodar todos que circulam ali diariamente, como já foi dito antes pelo nosso grupo Amigoteca Nair Lacerda.
    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR98603

  2. Não precisamos ter o suposto poder de Nostradamus, de prever o futuro. Temos sencibilidade de enxergar o presente, a importância da Biblioteca Nair Lacerda e o respeito aos servidores que nela trabalham.

  3. Amigoteca Nair Lacerda

    Nota de Esclarecimento
    Em resposta a alguns questionamentos, o Grupo de Usuários da Biblioteca Nair Lacerda esclarece que entende a proposta de estudo da Prefeitura de Santo André para reduzir os gastos com aluguéis.
    Mas, visto que foi cogitado ser usado o 2º andar desta Biblioteca para alocar uma das Secretarias, nós, usuários, já nos posicionamos contra a possibilidade de sua redução.
    Destacamos que nosso grupo é apartidário e conta apenas com os usuários desta Biblioteca.

    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR98603

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*