Política-ABC, São Bernardo do Campo, Sua região

Lula parabeniza Vicentinho por estar entre os 100 parlamentares mais influentes do país

Lula parabeniza Vicentinho por estar entre os 100 parlamentares mais influentes do país
Vicentinho está pela 12ª vez consecutiva na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso. Foto: Arquivo

O deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), está pela 12ª vez consecutiva na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso, elaborada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Entretanto, este ano teve um diferencial para Vicentinho. Foi parabenizado por seu protagonismo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Por meio de carta, Lula destacou a atuação do petista na luta pelo direito dos traba­lhadores. “O companheiro Vicentinho, em sua trajetória de lutas sempre manteve coerência na defesa firme pelos direitos dos trabalhadores, desde o tempo em que era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e assim prosseguiu como deputado federal. Votou a favor do nosso povo e contra a retirada dos direitos trabalhistas. Deputado digno e ético,defendeu a classe trabalhadora nos momentos em que mais precisamos. Por isso e vários motivos meu agradecimento (….) ”, afirmou Lula.

Vicentinho atribuiu o reconhecimento a sua atuação mui¬to bem definida na defesa dos direitos dos traba­lhadores. Autor de 124 projetos, afirmou que tem uma das maiores produções legislativas. “Primeiramente, não fico em cima do muro. Na Câmara, sou presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores, como também sou presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança no Trabalho. Além disso, sou o único homem que faz parte da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, todas são deputadas e fui muito bem aceito por elas, isso também me dá um destaque. Também fui eleito o único brasileiro membro do Parlamento Mundial pela Tolerância e pela Paz’, fundado por 53 países com a participação da ONU. Então, esses reconhecimentos fazem com que meu trabalho se destaque e seja respeitado”, pontuou.

PROTAGONISMO

Para a escolha dos nomes o Diap leva em consideração o protagonismo do parlamentar no processo legislativo, como capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

A pesquisa, realizada anual­mente, considera apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato no período da avaliação, de feve­reiro a julho de 2018.

Para formular a lista o Diap entrevistou senadores e deputados, assessores das duas Casas, jornalistas, cientistas e analistas políticos e promoveu, em relação a cada parlamentar, análise das atividades profissionais, além da quantificação de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultado de votações, intervenção nos debates legislativos, e de relatorias de matérias relevantes.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*