Editorias, Mundo, Notícias

Lula parabeniza novo presidente da Argentina; Bolsonaro diz que a esperança volta a brilhar na América do Sul

Gleisi Hoffmann afirmou que o povo e as instituições da Argentina devem enfrentar um teste de sua democracia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu a vitória de Javier Milei na Argentina neste domingo, 19. “Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito”, disse Lula em postagem na rede social X (antigo Twitter), sem mencionar, no entanto, o nome de Milei.

Lula ainda defendeu o respeito a democracia e alegou, em publicação, que o Brasil estará à disposição para “trabalhar” junto com a Argentina.

“Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”, disse o presidente brasileiro.

Já o ex-presidente Jair Bolsonaro parabenizou o povo argentino pela vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais do país vizinho. “A esperança volta a brilhar na América do Sul. Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, escreveu Bolsonaro na rede social X (antigo Twitter).
O senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, também já usou as redes sociais para comemorar a vitória de Milei sobre o candidato peronista Sergio Massa. Segundo o parlamentar, essa é “apenas a primeira de muitas mudanças para melhor no nosso continente”.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, afirmou neste domingo que o “resultado das eleições argentinas corroboram que o avanço da extrema-direita, potencializado pelas redes, é uma realidade em todo o mundo”.
A manifestação do senador foi feita pela rede X (antigo Twitter), ao comentar a vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais da Argentina. “Que o histórico de coragem, luta e resistência do povo argentino não arrefeça e que, acima de tudo, a democracia seja respeitada pelo novo governo, como tem sido por seus opositores. Para nós, no Brasil, fica a lição e o alerta. É preciso estar atento e forte!”
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, reconheceu a vitória de Javier Milei no segundo turno das eleições argentinas, mas afirmou que o povo e as instituições da Argentina devem enfrentar um teste de sua democracia.

“Confiamos que o povo argentino e suas instituições saibam atravessar este novo e duríssimo teste para a sua democracia, representado pela eleição de Milei”, disse neste domingo, 19, em publicação na rede social X (antigo Twitter).

A deputada federal pelo Paraná disse que o resultado das eleições presidenciais na Argentina deve ser reconhecido por todos, como fez o candidato Sergio Massa, que teve o apoio do PT

Na publicação, Gleisi ainda afirmou que o Brasil será solidário no desafio de construir a integração entre os dois países e o fortalecimento do Mercosul. “Esperamos que tais esforços não sejam interrompidos pelo novo governo, porque representam a possibilidade de um futuro melhor e mais justo para toda a América do Sul”, disse.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*