Política-ABC, Regional, Sua região

Luiz Fernando: “O PSDB não quer o Metrô no ABC e ponto final”

Quantas vezes você já ouviu aque­la mesma histori­nha de que o Metrô está chegando ao Grande ABC? Quem tem 20, 30, 40 anos com certeza já cansou dessas promessas e nem espe­ranças tem mais de ver um transporte de qualidade na nossa região.

O ABC conquistou o Metrô. Era uma realidade! Foi uma luta de muitos e muitos anos, uma luta contra o próprio PSDB que governa nosso Estado há décadas e que nunca ­olhou para nossas cidades. Eu fui o deputado estadual, inclusive, que mais emenda propôs ao governo de João Doria para que isso fosse tirado do papel.

Há alguns anos o Metrô parecia que finalmente chegaria: foi licitado e a linha iria ligar São Paulo à região passando por São Caetano, Santo André, São Bernardo e com uma perspectiva de chegar, inclusive, até Diadema.

Muitos governantes ganharam eleição em cima dessa lógica. O atual prefeito de São Bernardo usou isso para vencer eleições. O governador João Doria veio como candidato à cidade, em 2018, dizendo que assumia o compromisso de tirar o Metrô do papel, pagando as desapropriações e fazendo tudo isso virar realidade. Mentiram como sempre!

Quando tomaram pos­se, os atuais prefeitos das sete cidades festejaram quando o Go­verno do Estado anunciou que não seria mais um monotri­lho, mas uma ligação BRT, mais barata e tão eficaz quanto o Metrô na visão deles.

Naquela época eu já dizia em diversas entre­vistas para a imprensa que estavam enterrando novamente o projeto. Falei que não era verdade, que não teria BRT. Dito e feito. O projeto não foi tocado porque o PSDB não tem compromisso com a nossa região. Lamentavelmente.

Essa história toda virou uma mentira, uma irresponsabilidade dos prefeitos que foram reeleitos. Agora começam a falar da Linha 20 Rosa, que ligaria a Lapa, na zona oeste da capital, até Rudge Ramos, em São Bernardo. O Go­verno do Estado, no entanto, deixou reservado para o Metrô no orçamento deste ano apenas 20 reais! É novamente uma brincadeira com o nosso povo!

Quero que me cobrem: não vão fazer linha 20, não vão fazer BRT e não vão fazer linha 18. Enquanto o PSDB governar o Estado de São Paulo, no limite, o ABC vai receber unidades do Bom Prato. Mais nada!

A nossa região quer o Metrô, precisa do Metrô, tem direito a ter um transporte rápido e de qualidade. Os empresários precisam que os funcionários de São Paulo cheguem rápido, com qualidade de vida. Quem trabalha na capital e mora aqui tem o direito de ter isso na região metropolitana.

Lá na Baixada Santista existe monotrilho há quase cinco anos em Santos e São Vicente. Ora, se lá tem por que não aqui, uma região mais rica, mais desenvolvida e mais próxima de São Paulo, não pode ter?
Enquanto o PSDB estiver no comando, infelizmente, podemos esquecer: o Grande ABC não vai ter Metrô e nenhuma outra obra que modernize e acelere o crescimento da nossa região.

Luiz Fernando
Deputado estadual pelo PT (SP)

O artigo acima é de total responsabilidade do autor e não reflete a opinião do Diário Regional.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*