
Os deputados estaduais petistas Luiz Fernando Teixeira e Ana do Carmo, ambos com base eleitoral em São Bernardo, farão dobrada nas eleições de outubro. Luiz Fernando vai buscar a reeleição para a Assembleia Legislativa, enquanto Ana tentará, pela primeira vez, cadeira na Câmara Federal.
Assim, o PT não deverá repetir em outubro a mesma estratégia adotada em 2014, quando lançou – e conseguiu eleger – três candidatos ao Palácio 9 de Julho na cidade. Naquele ano, além de Luiz Fernando e Ana, o partido emplacou Teonílio Monteiro da Costa, o Barba, que também será candidato à reeleição.
Ana do Carmo explicou que a mudança no domicílio eleitoral do deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, abriu caminho no diretório municipal petista para a escolha de novo postulante à Câmara Federal.
O parlamentar mudou-se para Diadema em 2015, com o objetivo de se colocar à disposição para disputar o Executivo local no ano seguinte – o então vereador Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, acabou escolhido.
“O PT de São Bernardo sentiu a necessidade de ter um candidato a deputado federal, já que a mudança do Vicentinho deixou um vácuo, e meu nome surgiu durante as discussões. Além disso, o partido não tem, no ABC nem na Capital, uma candidata a deputada federal com chances de ganhar”, disse Ana do Carmo, que visitou a redação do Diário Regional acompanhada de Luiz Fernando.
A petista destacou ainda que, após quatro eleições vitoriosas consecutivas para a Assembleia paulista, seu grupo político sentiu a necessidade de buscar “novos desafios”. “Em Brasília, terei a condição de encampar outras lutas, como a defesa dos trabalhadores, que tem tudo a ver com minha atuação, focada no social”, prosseguiu.
Luiz Fernando lembrou que a parceria com Ana do Carmo começou antes mesmo de ser deputado. “Era apoiador dela. Com minha eleição, começamos a trabalhar juntos, de forma que, hoje, meu grupo político encampou a candidatura dela, e o grupo dela encampou a minha”, afirmou o parlamentar, ao destacar que ambos deverão fazer outras dobradas menores no ABC. “No PT não há porteira fechada.”
Em São Bernardo, Ana do Carmo terá como adversário Alex Manente (PPS), que tentará a reeleição. No grupo governista, um possível postulante é o vice-prefeito Marcelo Lima (PSD).
Na disputa pela Assembleia, Luiz Fernando considera como sua principal adversária a primeira-dama Carla Morando (PSDB).
FORTALECIMENTO
O petista ressaltou que, além de manter ou aumentar a representação petista na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, as candidaturas visam fortalecer o partido com vistas às eleições municipais em 2020, quando a sigla tentará recuperar o Paço, perdido para o PSDB de Orlando Morando em 2016.
“Um bom desempenho nas eleições deste ano é fundamental para que o PT de São Bernardo chegue unido em 2020 e em condições de fazer o debate com o PSDB”, afirmou Luiz Fernando.