
Luiz Adriano não marcava gols há sete partidas. O incômodo jejum se somava aos quatro jogos com derrotas do Palmeiras no Brasileirão. O centroavante desencantou em dose dupla em Goiânia para reconduzir o time às vitórias na competição. Com os 3 a 0 sobre o Atlético-GO, os paulistas subiram para a sétima colocação, com 25 pontos.
Mérito para a ousadia do técnico interino Andrey Lopes. Além de não desistir do centroavante, apostou em trio ofensivo para reencontrar as vitórias. Com Wesley, Luiz Adriano e Rony na frente, o Palmeiras teve chances até de golear os goianos. Dois atacantes marcaram, mas Rony segue sem gols no Brasileirão por causa da falta de capricho. Teve duas belas chances e não aproveitou.
Luiz Adriano, por sua vez, mostrou que não perdoa. Fez dois gols de centroavante. Ligado, aproveitou a bobagem do goleiro Jean e depois se antecipou ao defensor e balançou as redes.
O Palmeiras quebra a incômoda sequência de quatro derrotas seguidas e volta a sonhar com as primeiras colocações. Vai com o moral alta para o duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil diante do Bragantino, na quinta-feira.
As equipes entraram em campo com os mesmos 22 pontos, separadas pelo saldo de gols, mas com ânimos completamente distintos. Os goianos estavam empolgados com a arrancada e fuga da zona de rebaixamento. Foram sete de nove pontos possíveis somados. O Palmeiras estava preocupado com queda livre na classificação após quatro derrotas seguidas.
Depois de apostar em esquema mais cauteloso e sair derrotado em Fortaleza, Andrey Lopes sabia que era necessário investir na ofensividade e repetiu o esquema com três atacantes da Libertadores. Precisou de três minutos para mostrar qual seria a postura em Goiânia. Rony arrancou pela direita e achou Zé Rafael na área. O meia, porém chutou a boa chance para o alto.
O Palmeiras não demorou a abrir vantagem, aproveitando bem um lance bisonho dos defensores goianos. Os mandantes tinham escanteio, cortado pela zaga verde. Wesley chutou para o alto e saiu correndo para frente. O estreante Baralhas e Dudu foram na mesma bola e trombaram. A bola sobrou para o atacante palmeirense seguir na arrancada e bater por baixo do goleiro Jean, aos 19 minutos.
Após quatro rodadas no Brasileirão, enfim o Palmeiras voltou a largar na frente, mas a vantagem quase durou pouco. Aos 21, Chico recebeu de Zé Roberto e não empatou por causa da bela defesa de Weverton.
O jogo ficou aberto, com os palmeirenses chegando com perigo. Após roubada de bola, Luiz Adriano tocou para Raphael Veiga. A bola caiu no pé direito do meia canhoto, que não finalizou de primeira.
Substituto de Gabriel Veron, Rony ficou muito perto do seu primeiro gol no Brasileirão antes do intervalo. Roubou a bola de Dudu, deu um tapa na frente e, cara a cara, parou no goleiro Jean. Quase foi castigado. Chico acertou a trave em cobrança de falta.
A postura palmeirense mudou no segundo tempo. Fechado atrás, o time apostava na marcação forte e na roubada de bola para contra-atacar em velocidade. De tanto apertar, viu o goleiro Jean “entregar” para Luiz Adriano. O centroavante não perdoou a falha e fez o segundo. Desencantou após cinco jogos sem marcar. O centroavante ampliaria aos 18. Antecipou-se à marcação e escorou bem o cruzamento de Gabriel Menino.
O Atlético-GO lutou bastante para ao menos diminuir o placar. Foi com tudo para cima, mas a defesa palmeirense, firme, conteve o ímpeto dos oponentes. Era importante também resgatar a força defensiva. Com Luan e Felipe Melo, a zaga se portou bem e garantiu os 3 a 0. Merecidamente o Palmeiras se reencontrou com as vitórias.
ATLÉTICO-GO 0 x 3 PALMEIRAS
Gols: Wesley, aos 19 minutos do 1º tempo. Luiz Adriano, aos 9 e aos 18 minutos da 2ª etapa. Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF). Estádio: Olímpico, em Goiânia (GO).
ATLÉTICO-GO
Jean; Dudu (Arnaldo), João Victor, Éder e Nicolas (Natanael); Baralhas (Matheus Vargas), Marlon Freitas e Chico; Janderson, Gustavo Ferrareis (Matheuzinho) e Zé Roberto (Júnior Brandão). Técnico: Eduardo Souza.
PALMEIRAS
Weverton; Gabriel Menino, Luan, Felipe Melo e Viña; Patrick de Paula (Ramires), Zé Rafael e Raphael Veiga (Lucas Lima); Wesley (Gustavo Scarpa), Rony (Gabriel Silva) e Luiz Adriano (William). Técnico: Andrey Lopes.