Minha Cidade, Santo André, Sua região

Livro e vídeo comemoram 40 anos da Defesa Civil de Santo André

Foram realizadas dez entrevistas com agentes, ex-agentes e pessoas ligadas à história do órgão. Foto: Reprodução YoutubePara comemorar os 40 anos da Defesa Civil – os últimos 15 como uma diretoria do Semasa –, a autarquia acaba de lançar o livro Do Atendimento Emergencial à Gestão do Risco – Os 40 anos de Atividades da Defesa Civil de Santo André. Um vídeo contando a história do serviço também foi lançado e já está disponível na internet.

Foram realizadas dez entrevistas com agentes, ex-agentes e pessoas ligadas à história da Defesa Civil de Santo André, como o engenheiro Rafael Teixeira das Neves, que trabalhou no serviço durante a virada do século, e o professor Eduardo Soares de Macedo, geólogo e pesquisador do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo).

Eles contam como a Defesa Civil mudou: antes, um serviço emergencial que prestava apoio ao corpo de bombeiros e dependia dele para realizar o atendimento; hoje, um serviço que prioriza a prevenção de acidentes na cidade e a proteção das pessoas. Com esse incremento, por exemplo, Santo André está há mais de quatro anos sem vítimas fatais em decorrência das chuvas de verão.

Com 104 páginas, o livro também contou com levantamento bibliográfico e com uma extensa pesquisa de imagens, realizada junto a jornais como a Folha de S. Paulo. A tiragem foi de 100 exemplares e está fisicamente disponível do Centro de Referência em Saneamento Ambiental (avenida José Caballero, 143, Térreo).

Assim como o livro, o vídeo usou imagens históricas e conta mais brevemente o processo de mudança da Defesa Civil, com a adição de recursos antes inacessíveis, como a meteorologia e o alerta por SMS. Também fala da transição da Defesa Civil, que há 15 anos saiu da Guarda Municipal e veio para o Semasa, onde foi incluída na Política da Qualidade (ISO) da autarquia, passando a ter metas a cumprir. O vídeo está disponível na página do Semasa na internet e também no canal da autarquia no YouTube (https://youtu.be/oFCVllTO6Q4).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*