Esportes, Futebol

Livro e documentário contam história do Mauaense

Mauaense mandou primeiros jogos no campo do Cerâmica, onde fica hoje o Poupatempo. Foto: DivulgaçãoOs jornalistas Samuel Boss e Daniel Alcarria lançarão no dia 10 de julho livro e DVD que contam a história do Grêmio Esportivo Mauaense. Primeira e única equipe de futebol profissional de Mauá, a Locomotiva já contou com a maior torcida da região e está intrinsecamente ligada à história e evolução política do município.

Fundado em 1981, o clube viveu anos de glória, teve apoio de grandes clubes como o São Paulo e foi celeiro de importantes nomes do futebol.

Daniel Alcarria escreveu o livro “Almanaque histórico do Grêmio Esportivo Mauaense”, o qual deu origem ao documentário, que reúne depoimentos de atuais e ex-dirigentes, incluindo os ex-prefeitos de Mauá Leonel Damo e de Ribeirão Pires Clovis Volpi, que fizeram parte da fundação do clube.

“O livro conta o surgimento do time, sua relação com o futebol de várzea da cidade, que foi sempre muito importante, e sua relevância na política local”, relatou Alcarria. O primeiro presidente do clube foi o também ex-prefeito de Mauá Dorival Rezende. “Nas décadas de 1970 e 1980 existia certo glamour na várzea mauaense. Os campeonatos eram muito disputados e assistir aos jogos era o único entretenimento de boa parte da população”, relembrou. A cidade conta com mais de 150 equipes amadoras.

Alcarria passou quatro anos pesquisando sobre o futebol amador da cidade e dedicou cerca de quatro meses de seus estudos apenas ao Mauaense. “Nasci e cresci ao lado do estádio”, afirmou. A ideia do documentário veio quando o livro estava quase concluído. “Reunimos os depoimentos das pessoas que fazem e fizeram parte da história da clube”, declarou Boss, que dirige o filme.

Tanto no livro quando no documentário está registrado o esforço da prefeitura para adaptar o estádio da cidade, cujas obras tiveram início em 1968, mas só foram concluídas no final de 1984, quando o Pedro Benedetti foi inaugurado. Nos primeiros anos, o time jogou no campo do Cerâmica, onde hoje está localizado o Poupatempo. “O jogo de inauguração foi contra o São Paulo, o que deu visibilidade nacional à equipe”, relatou Alcarria.

O mais importante título foi a conquista da terceira divisão do Paulista, em 1985. Atualmente, a equipe disputa competição equivalente à quarta divisão.

Serviço – O lançamento do livro e DVD sobre o Grêmio Esportivo Mauaense ocorre no dia 10 de julho, às 19h, na sede do clube. Rua Pedro de Toledo, 341, no Parque São Vicente, em Mauá.

um comentário

  1. Paulo Sérgio Cardoso

    Parabéns a dupla dinâmica, Daniel e Boss

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*