DANIEL DIAS
AutoMotrix
Um dos automóveis de passeio mais estilosos do mercado brasileiro, o Captur foi apresentado mundialmente no Salão de Genebra de 2011 e lançado no Brasil seis anos depois. Logo de cara, o SUV compacto virou o “bonitão” das vitrines das concessionárias Renault. No entanto, nunca teve desempenho de vendas compatível com seu prestígio estético. Neste ano, por exemplo, o Captur teve 3.490 unidades emplacadas no semestre, com média de pouco mais de 580 mensais. Justamente para tentar crescer no mercado brasileiro, o Captur foi apresentado na linha 2022 com design externo renovado e um inédito motor na marca francesa, o 1.3 turboflex TCe (do inglês, Turbo Control Effiency).
Produzido no complexo industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o novo Captur chega em três versões de acabamento: a Zen, com preço de R$ 124.490; a Intense, por R$ 129.490, e a top de linha Iconic, oferecida por R$ 138.490, todas com o mesmo conjunto motor-câmbio.
O Captur 2022 atualiza as definições de design que o consagraram no Brasil e no mundo. O novo para-choque dianteiro está mais envolvente e traz novos elementos tecnológicos, como a luz de circulação diurna DRL em LEDs, que emoldura os faróis de neblina, com função auxiliar em curvas. Os faróis principais passam a ser full-LED na versão top de linha, com até 75% de melhoria visual. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado. O SUV adiciona novo ski dianteiro com entrada de ar. As rodas de 17 polegadas também são novas.
Nas laterais, há grafismo cromado na parte inferior das portas, acompanhando a linha de cintura elevada. O SUV chama atenção ainda pelas linhas fluidas, pelos lados esculpidos e pelos “músculos” formados pela carroceria acima dos para-lamas traseiros.
A parte de trás tem LEDs na identidade visual das lanternas, ponteira do escapamento cromada e o nome “Captur” passa a ter a mesma cor da carroceria. A sigla “TCe” está afixada na tampa do porta-malas. A pintura em biton oferece originalidade e personalização. São oito combinações de cores, sendo seis em biton. O teto pode ser preto ou prata. A carroceria ganhou duas novas cores: Bronze Sable e Azul Iron, somando-se ao Branco Glacier, ao Vermelho Fogo, à Prata Etoile e à Cinza Cassiopée.
O interior foi completamente renovado. A versão top recebeu a opção biton dentro da cabine com a combinação da cor Marrom Castanyera. O acabamento mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e nas saídas de ar. Para facilitar a vida a bordo, a nova central multimídia com tela de oito polegadas está mais rápida e intuitiva, com espelhamento de smartphones para Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth e sistema Multiview, com quatro câmeras.
A direção é elétrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do piloto automático (regulador e limitador de velocidade) e do comando de voz. A Iconic traz como opcional o sistema de som premium Bose, com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e amplificador digital exclusivo.
Para oferecer mais conforto ao motorista, o apoio de braço está integrado ao console, que foi todo redesenhado e ganhou novos porta-copos. Os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB para facilitar o carregamento de dispositivos eletrônicos. O Captur traz novos itens de tecnologia e segurança, como a partida do motor a distância com a chave hands free, que permite climatizar o interior antes mesmo da entrada no veículo; e o sensor de ponto cego nos retrovisores, indicando a presença de motocicleta ou de um carro fora do campo de visão do motorista. O Captur acomoda cinco pessoas, graças aos 4,38 metros de comprimento e aos 2,67 m de distância de entre-eixos, as maiores dimensões entre os SUVs compactos com motores turbo do mercado brasileiro. O porta-malas tem capacidade para 437 litros, a maior da categoria.
No quesito segurança, o Captur 2022 tem ainda alerta de pressão dos pneus (que avisa o condutor por meio de luz no painel quando a calibragem está baixa), controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, quatro airbags (sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, e dois laterais redesenhados). Há dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.
A alma do negócio
A principal atração do Captur 2022 é o novo motor 1.3 16V turboflex TCe desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler. O propulsor agrega tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula-1, nas quais acumulou 12 títulos mundiais como equipe própria ou como fornecedora de motores.
Produzido na Espanha, é um motor global, que equipa modelos da alta gama em vários mercados. Toda a parte bicombustível ficou a cargo da equipe de engenheiros do Renault Tecnologia Américas (RTA), que fica no Complexo Ayrton Senna, no Paraná. Traz injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos.
O novo motor desenvolve 162 cavalos de potência com gasolina e 170 cv com etanol, ambos de 5.500 a 6 mil rotações por minuto, com torque de 27,5 kgfm, com os dois combustíveis, entre 1.660 e 3.750 giros – uma das suas principais características é o alto torque em baixas rotações. Está associado ao câmbio automático tipo CVT, com oito marchas simuladas. Segundo a Renault, o novo Captur acelera de zero a 100 km/h em 9,5 segundos com gasolina e em 9,2 segundos com etanol, podendo chegar à máxima de 190 km/h com os dois combustíveis. Para o Inmetro, o SUV tem médias urbanas de 11,1 km/l (gasolina) e de 7,5 km/l (etanol) e rodoviárias de 12 km/l e de 8,3 km/l, respectivamente, recebendo nota C no geral e A no segmento.
O propulsor do Captur 2022 se caracteriza pelo turbo que trabalha com pressão máxima de 1.4 bar, pelo cabeçote em forma de delta, pelo comando de válvulas com duplo eixo, pelo tratamento DLC (Diamond-Light Carbon) com tecnologia da F-1, pelas bronzinas de polímeros metálicos, pela injeção direta de combustível, pelos cilindros com BSC (Bore Spray Coating) – o bloco de alumínio tem tratamento superficial inovador na parede dos cilindros – e pela sonda lamba proporcional, que analisa qualitativamente os gases, permitindo controle mais preciso da qualidade da combustão. Outra tecnologia aplicada para a redução do consumo é o sistema Start&Stop, que desliga o motor automaticamente em semáforos ou outras paradas prolongadas.