Editorias, Mundo, Notícias

Líder mexicano cancela visita aos EUA após disputa em relação a muro

Enrique Peña Nieto cancelou a viagem para os EUA Foto: ArquivoO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (26) que, se o México não quer pagar pela construção do muro na fronteira entre os dois países, então é melhor que o presidente Enrique Peña Nieto cancele a visita que pretendia fazer a Washington.

Peña Nieto informou que cancelou o encontro que teria com  Trump em Washington, no dia 31. O líder mexicano informou por meio do Twitter sua decisão.

Na quarta-feira, Trump assinou um decreto para iniciar a construção do muro na fronteira com o México para deter imigração ilegal. O republicano voltou a dizer que o México vai pagar pelo muro.

O presidente mexicano foi à TV na noite desta quarta (25) para afirmar, mais uma vez, que seu governo não irá pagar pelos custos da construção da barreira fronteiriça. Peña Nieto vinha sendo pressionado por opositores a cancelar sua visita a Washington.

“OS EUA têm um deficit de US$ 60 bilhões com o México. Desde o começo, o Nafta tem sido um acordo unilateral com números grandes de empresas e empregos perdidos. Se o México não quer pagar pelo tão necessário muro, então é melhor cancelar a visita agendada”, afirmou Trump no Twitter.

Após o republicano autorizar nesta quarta-feira (25) o início das obras do muro fronteiriço, Penã Nieto voltou a negar que o México irá pagar pela construção.

“Lamento e reprovo a decisão dos EUA de continuar a construção de um muro que deseja há anos que, longe de nos unir, nos divide”, disse.

No encontro, Trump e Peña Nieto deveriam discutir temas como comércio e imigração, além da construção do muro.

O presidente americano anunciou no domingo (22) que iniciará conversas com México e Canadá para renegociar os termos do Nafta (acordo de livre comércio da América do Norte). Trump ameaçou retirar os EUA do tratado caso não haja concessões de seus parceiros comerciais.

Atualizado às 17h15

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*