Arte & Lazer, Exposição

Kobra traz exposição itinerante a Diadema

Kobra traz exposição itinerante a Diadema
Ex-jogador Cafu prestigiou projeto do muralista e artista Kobra, que transformou um ônibus em galeria de arte. Foto: Danielle Moraes/ especial para o DR

O artista plástico Eduardo Kobra, um dos mais conhecidos muralistas brasileiros, esteve nesta sexta-feira (30) em Diadema, com sua galeria de arte itinerante. A visita do muralista, que ganhou fama internacional fazendo enormes paineis em diversos países, contou com a presença do ex-jogador do São Paulo Cafu.

Kobra traz exposição itinerante a Diadema
Ex-jogador Cafu prestigiou projeto do muralista e artista Kobra, que transformou um ônibus em galeria de arte. Foto: Foto: Danielle Moraes/Especial para o DR

Em entrevista ao Diário Regional, Cafu afirmou que sua presença e a de Kobra é a união do futebol e da arte. “Essa exposição itinerante é uma forma de retribuir para a sociedade o que ela nos proporcionou. É o que chamamos de volta para as “quebradas”. Deus nos deu a oportunidade, para ele (Kobra), por meio da arte e do pincel e, para mim, por meio de uma bola de futebol, de levar para o mundo o que o Brasil tem de melhor, arte, educação, esporte, comprometimento. Então, temos hoje condições de estar devolvendo para a sociedade e para a quebrada o que nos deram: o talento. Hoje, aqui em Diadema, temos a oportunidade, com esta exposição maravilhosa, de prestigiar essa obra-prima”, destacou Cafu.

Kobra disse que a ideia do ônibus é levar a arte para as periferias. “As pessoas das periferias passam por dificuldades e estou levando um momento diferente para essas pessoas que, muitas vezes, não conhecem uma galeria de arte. De alguma forma, estou trazendo também meu trabalho para mostrar que, se deu certo para mim, que sou das quebradas, que pode dar certo para qualquer um deles. Estou devolvendo o que recebo da sociedade e da comunidade”, disse ressaltou o artista.

 GALERIA CIRCULAR

Kobra traz exposição itinerante a Diadema
Foto: Danielle Moraes/Especial para o DR

O ônibus, cedido por uma empresa, foi adaptado para receber a Galeria Circular, que conta com 14 obras do muralista que estiveram ou ainda estão expostas em diversos locais pelo mundo, como “Monte Rushmore”, grafite localizado em Nova York, em que Kobra  retrata Frida Khalo, Basquiat, Keith Haring e Andy Warhol  no lugar dos quatro rostos esculpidos dos presidentes dos Estados Unidos. Há também obras como “Let me Be Myself”, que traz a jovem judia Anne Frank, vítima do nazismo, feito em Amsterdã, na Holanda; e “Os Bravos de 11/09”,  homenagem aos bombeiros que trabalharam no resgaste dos feridos no ataque às Torres Gêmeas, em Nova York.

Kobra traz exposição itinerante a Diadema
Foto: Danielle Moraes/ Especial para o DR

Segundo o artista, alguns quadros que estão no ônibus são recortes de murais e outras são pinturas integrais. “Para cada muro sempre tenho  original que é uma tela onde faço os testes de cor. É isso que eu estou mostrando aqui. Cada uma das obras que estão expostas no ônibus contam uma história, que é não só a dos personagens, mas também do local onde a obra foi colocada”, disse.

A visitação à Galeria Circular é gratuita e vai até o dia 8 de setembro, quando será encerrada na Praça Oswaldo Cruz, na Avenida Paulista, próximo ao mural que Kobra fez em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer.

Confira a data e local onde a Galeria Circular estará:

•Hoje (31): Itaquera (Zona Leste), no Parque do Carmo, av. Afonso de Sampaio e Souza, 951

• Amanhã (1º): Vila Madalena (Zona Oeste), rua Medeiros de Albuquerque, 270;

•Dia 2: Vila Guilherme (Zonas Norte), Parque do Trote, av. Nadir Dias de Figueiredo, s/n

•Dia 3: Brasilândia (Zona Norte), Fábrica de Cultura Brasilândia, av. General Penha Brasil, 2.508

•Dia 4: Heliópolis (Zona Sul), CEU Heliópolis, Estrada das Lágrimas, 2.385;

•Dia 5: Cidade Tiradentes (Zona Leste), Creche Nossa Senhora do Divino Pranto, av. dos Metalúrgicos, 1.899

•Dia 6: Jardim Noronha (Zona Sul), no Campo de Futebol, à rua Três Corações, altura do número 874

•Dia 7: Bom Retiro (Centro), no Projeto Novos Sonhos, Al. Cleveland, 484

•Dia 8: av. Paulista (Paraíso), à Praça Osvaldo Cruz, em frente ao Japan House, esquina com rua 13 de Maio.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*