Política-ABC, Ribeirão Pires, Sua região

Prefeitura de Ribeirão Pires fortalece parcerias e amplia projetos para moradores

Kiko fortalece parcerias e amplia projetos para moradores de R.Pires
Cidade é pioneira na implementação do Gol do Brasil, promovido em parceria com a CBF e o WTC. Foto: Divulgação/PMETRP

O prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira, o Kiko (PSB), reuniu-se com o primeiro escalão do governo para apresentar avanços alcançados pela prefeitura e alinhar ações para os próximos meses. No encontro, o chefe do Executivo ressaltou o trabalho de reorganização financeira e administrativa, considerada uma das maiores realizações de 2017, indicando os resultados obtidos com medidas como a quitação de R$ 27 milhões dos mais de R$ 200 milhões de dívidas herdadas de gestões anteriores.

“Cumprimos agenda intensa de trabalho para colocar em ordem o verdadeiro caos em que se encontravam as contas públicas, os contratos e as unidades de atendimento. Negociando e renegociando os débitos pendentes, entre eles com o Instituto Municipal de Previdência e com o INSS, recuperamos muito mais do que as certidões exigidas para a celebração de convênios com o Estado e a União. Conquistamos a confiança de importantes parceiros que entraram no nosso time para o desenvolvimento de projetos que já estão mudando para melhor a cara de nossa cidade”, explicou o prefeito.

Entre os parceiros da prefeitura está o Instituto Ayrton Senna, que gratuitamente iniciou no último ano a implementação da Gestão Política da Alfabetização. Em 2017, cerca de 500 estudantes do 3º ano participavam do projeto. A partir de janeiro deste ano, a parceria foi ampliada para os primeiros, segundos e também os terceiros anos do Ensino Fundamental, atendendo 1.400 alunos.

Os resultados positivos das capacitações de professores e gestores e das atividades promovidas pelo programa junto às crianças são atestados em números. No comparativo entre agosto e novembro, os alunos melhoraram o rendimento escolar e índices de leitura e escrita. Dos quatro níveis de classificação, em novembro, 83% dos estudantes já registravam desempenho satisfatório, contra 71% no mês de agosto.
Saúde

Na área da saúde, por meio de parceria gratuita celebrada com o grupo São Cristóvão em 2017, a prefeitura promoveu a reestruturação do Hospital e Maternidade São Lucas. A instituição filantrópica realiza a gestão dos recursos médicos da unidade e apoio na realização de diagnósticos.

“O Hospital e Maternidade São Lucas se tornou referência em nossa rede de saúde pela qualidade do atendimento. Realizamos mais de 500 partos na unidade no último ano, aumento de mais de 160% dos procedimentos em relação a 2016. Além disso, zeramos a fila de espera por exames de tomografia e abrimos novos leitos de retaguarda para a UPA Santa Luzia”, pontuou Kiko.

Gol do Brasil

Ribeirão Pires é pioneira em todo o país na implantação do Gol do Brasil, projeto social promovido desde 2017 na cidade por meio de parceria entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a prefeitura e o WTC. Entre os benefícios da ação está a aplicação do conceito de Educação Integral.

As aulas são ministradas por professores da rede municipal treinados pela CBF para aplicar as habilidades da vida estabelecidas pela ONU. São atendidos 250 alunos da rede municipal de ensino, que cursam o Fundamental I (1º ao 5º ano – de 6 a 13 anos), além de estudantes da rede estadual em equipe sub-17.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*