
Justiça negou, nesta quinta-feira (8), o pedido do PT contra o plano de vacinação feito pela Prefeitura de São Bernardo para a prevenção da febre amarela. Na decisão, a juíza Ida Inês Del Cid, da 2ª Vara da Fazenda Pública, afirma que, além de não ver ilegalidade no ato do Comitê de Prevenção e Combate à Febre Amarela – que inseriu escolas municipais na campanha de vacinação – , houve preocupação do município em combater o vírus em larga escala.
Segundo a juíza, “a decisão da administração foi acertada, tendo como objetivo a proteção da vida humana (…) Não se traduz o ato descrito em ilegalidade ou de abuso de poder, ao menos aparentemente e por essa razão não desafia a segurança, porque, o impetrante não prova que o ato é abusivo ou arbitrário, posto que, para tal, precisa de provas que não tem.”
Dessa forma, a Prefeitura de São Bernardo confirmou a abertura dos postos de vacinação durante o feriado de Carnaval. Ao longo dos quatro dias de folia, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e 31 Emebs estarão em pleno funcionamento para cumprimento da meta de imunizar pelo menos 90% da população.
A partir de hoje (9), as nove UPAs do município também passarão a ofertar as doses da vacina. As unidades ficarão abertas 24h, inclusive no período de festa. Já nas escolas, o município selecionou 31 Emebs para aumentar os pontos de vacinação e atender a toda população. Nas Emebs, o horário de funcionamento será das 9h às 16h, de sábado (10) a terça-feira (13). A lista de escolas que participarão da campanha no período pode ser conferida no site da prefeitura. Basta clicar no banner da campanha.
“Peço que todos se conscientizem e vão até os postos de vacinação mais próximos de casa. Não é necessário ter medo da vacina, porque ela é segura e eficaz para proteger contra a Febre Amarela. Essa doença é perigosa e pode matar. São Bernardo tem doses disponíveis para imunizar todos e conto com o apoio da população para deixar a doença longe da cidade”, destacou o prefeito Orlando Morando (PSDB)
Para participar da campanha, basta ir a um dos postos de vacinação, portando documento com foto. As crianças devem estar acompanhas dos pais ou responsáveis e apresentar a carteirinha de vacinação.