Economia, Notícias

Juros do rotativo do cartão de crédito atingem 475,2% ao ano

Os juros do cartão de crédito rotativo alcançaram 475,2% ao ano em agosto, maior taxa para essa modalidade de crédito desde que o Banco Central começou a divulgá-la, em março de 2011. É uma taxa 71,7 pontos porcentuais maior do que a observada no mesmo mês do ano passado, e 3,75 pontos porcentuais mais alta que em julho.

Esse tipo de operação somou R$ 38,1 bilhões no mês passado, 0,3% a mais que em julho e 18,2% de alta na comparação com o mesmo mês de 2015, o que mostra que um número crescente de consumidores estão migrando do crédito parcelado para o rotativo.

“Esse aumento é uma má notícia, já que essa operação tem taxa de juros bastante elevada”, alertou o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Túlio Maciel. “É um tipo de crédito que deve ser usado com parcimônia, em períodos muito curtos de tempo.”

Aumento

As operações à vista no cartão de crédito totalizaram R$ 122,8 bilhões no mês passado, com aumento de 7,1% em comparação a agosto de 2015, segundo divulgou ontem (28) a autoridade monetária. Em relação a julho, o crescimento dessas operações foi de 3,3%.

Maciel disse que, apesar de esses empréstimos no cartão virem aumentando na comparação com 2015 ao longo do ano todo, em julho, por exemplo, a alta em 12 meses foi de 3,8%. Ou seja, o crescimento do uso do cartão se intensificou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*