Diadema, Política-ABC, Sua região

Josa quer promover Consciência Cidadã em Diadema

Josa quer promover Consciência Cidadã em Diadema
Josa: “há uma apropriação inadequada da Constituição”. Foto: Divulgação

A Câmara de Diadema retoma os trabalhos hoje (6), após recesso de final de ano. Entre os projetos que serão analisados está o do vereador Josa Queiroz (PT), o qual prevê a instituição da Semana Municipal da Conscientização Cidadã na cidade.

O objetivo da proposta, segundo o parlamentar, é que sejam realizadas, na primeira semana de outubro, inclusive em escolas municipais, palestras, simpósios, conferências, exposições, con­gressos, cursos, aulas e debates sobre o tema e sobre a Constituição Federal.

O projeto objetiva também, segundo Josa, estimular os mais jovens e os educadores a pautarem discussões sobre a Constituição, com uma visão que não seja o naciona­lismo da forma que está sendo reproduzido atualmente, “de maneira equivocada”. “Há um discurso de apropriação inadequada da Constituição, quando o correto é partir da ótica da cidadania e dos direitos e deveres, pura e simplesmente”, explicou Josa Queiroz. “Quantos, hoje, têm conhecimentos da Constituição Federal?”, questionou.

O vereador explica que são poucos os que têm conhecimento do que consta na Constituição e que este está, geralmente, restrito a juízes, advogados e alunos de direito, e não é divulgado aos jovens estudantes. “Porém, discursos popularistas e naciona­listas que nada têm a ver com a Constituição, esses têm ampla divulgação”, completou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*