Diadema, Minha Cidade, Sua região

“Jogue Limpo com Diadema” já tirou das ruas quase 900 toneladas de entulho

Jogue Limpo com Diadema" já tirou das ruas quase 900 toneladas de entulho. Foto: Dino Santos/PMD
Jogue Limpo com Diadema” já tirou das ruas quase 900 toneladas de entulho. Foto: Dino Santos/PMD

Essa grande faxina urbana faz parte da campanha Jogue Limpo com Diadema, que é também educativa para conscientizar a população sobre a responsabilidade de todos na manutenção da cidade limpa.

A primeira etapa do cronograma do Jogue Limpo começou pelas regiões do Eldorado e Inamar, simultaneamente na segunda-feira (15). Nesta quinta (18), a beneficiada foi a região do Jardim Canhema e Jardim das Nações.

Na semana que vem, o mutirão vai chegar ao bairro Taboão e Jardim Paineiras (22 e 23/2); ao Campanário (24 e 25/2); e à região Centro Norte e Vila Mulford (26 e 27/2). O cronograma do mês de março ainda está sendo elaborado pela SSO e SEMA.

Segundo dados da SEMA, o balanço do Jogue Limpo com Diadema, entre os dias 8 e 15 deste mês, resultou no recolhimento de 880 toneladas de entulhos e 158 toneladas de madeiras. Já o total de resíduos retirados dos ecopontos municipais, principalmente entulhos e móveis velhos, somou 44 toneladas.

Além desse recolhimento de resíduos sólidos, no mesmo período, foram realizados outros serviços como a roçada de 34.000 m², poda de 44 árvores, capinação e roçada de prédios públicos (UBS Canhema, UBS Paineiras, Quarteirão da Saúde, Conselho Tutelar I), capinação de ruas/avenidas (Corredor ABD, Ulisses Guimarães, Prestes Maia, Caramuru, Presidente Prudente) e corte de 11 árvores.

Nesse balanço de serviços executados, consta ainda uma ação de limpeza e recuperação de um ponto de descarte irregular de lixo, entulho e bagulho. O local beneficiado fica no cruzamento da avenida Alberto Jafet com a rua Getúlio Vargas, no Jardim Marilene. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a SEMA revitalizou a área, até então suja e degradada, com pinturas artísticas e intervenções urbanísticas.

Para a dona de casa Maria de Souza, moradora de Eldorado, manter a cidade limpa é uma obrigação de todos, principalmente, em tempos de pandemia. “Saúde e limpeza precisam andar juntas, quanto mais limpa for nossa cidade, mais bonita e saudável ela fica”, disse. “Gostaria de pedir à Prefeitura que estenda essa campanha ao longo do ano todo”, reivindicou a munícipe.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Diadema, Wagner Feitoza, o Vaguinho, a campanha Jogue Limpo com Diadema vai divulgar e incentivar os munícipes a procurar os ecopontos mais próximos de sua residência. “Para atender melhor a população, a Prefeitura vai investir na construção de ecoponto, principalmente em região que não tenha esse importante serviço”, explicou o secretário. Atualmente, a Prefeitura disponibiliza nove ecopontos.

ECOPONTOS MUNICIPAIS

– Arco Íris (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Rua Mozart, s/nº – Jardim Promissão

– Ecoponto Arraia (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Rua Arraia, 50 – Eldorado

– Ecoponto Z (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Avenida Daniel José de Carvalho, 330 – Parque Real

– Ecoponto Nações (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Rua Espanha com Avenida Dom João VI –Taboão

– Ecoponto Rufino (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Estrada do Rufino, 1.059 – Serraria

– Ecoponto Yamagata (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Rua Yamagata, 51– Jardim Takebe

– Ecoponto Caracas (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)

Endereço: Rua Caracas, 120 – Vila Mulford

– Ecoponto DLU (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)

Endereço: Avenida Pirâmide, 844 – Jardim Inamar

– Ecoponto Nova Conquista (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)

Endereço: Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS ECOPONTOS:

– Pode-se descartar até 1m³ de por dia;

– Materiais Aceitos: pequenos volumes de entulho, móveis, poda de árvores, material reciclável;

– Materiais Não Aceitos: pneus, lâmpadas, tintas, equipamentos eletrônicos, resíduos industriais e domiciliares, pilhas e baterias;

 

CONTATOS DA CAMPANHA JOGUE LIMPO COM DIADEMA:

– 4059-9900 ou joguelimpo@diadema.sp.gov.br

2 Comentários

  1. Já solicitei a poda de uma árvore na Rua Bolívia 11, jdm das nações, que ameaça a fiação, destrói a calçada deixa a rua escura, mas até agora nada…

  2. Já solicitei várias vezes a poda de uma árvore que ameaça a fiação elétrica, destrói a calçada, deixa a rua sem iluminação, na Rua Bolívia 11, Jardim das Nações, mas até agora nada…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*