Economia, Notícias

Ipem-SP encontra fraude em posto de São Bernardo

Fiscais encontraram erros nas 16 bombas do posto. Foto: Divulgação/Ipem-SP

Equipe do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou ontem (4) fiscalização de rotina em um posto de combustíveis situado na Avenida Caminho do Mar, em São Bernardo, e encontro fraudes nas 16 bombas do estabelecimento.

O maior erro encontrado foi a redução de 2,3 litros efetivamente abastecidos a cada 20 litros registrados na bomba. Os fiscais do instituto apreenderam as placas e pulsers do equipamento.

O posto com irregularidade terá dez dias para apresentar defesa ao Ipem-SP. De acordo com a legislação, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.

Além de autuar o posto, o instituto vai apurar a responsabilidade da oficina encarregada da manutenção das bombas no erro encontrado. Caso a responsabilidade seja comprovada, a oficina poderá ter sua autorização de funcionamento cassada.

Histórico

De janeiro a setembro deste ano, o IPEM-SP visitou 7.690 postos de combustíveis no Estado, dos quais 1.090 (13,7% do total) foram autuados. Foram verificadas 87.141 bombas de combustível, das quais 4.793 (5,5% do total) foram reprovadas.

Também foram apreendidos 85 placas, 75 pulsers e 69 conjuntos de cabeamento (componentes da bomba de combustível) com fraude. Neste mesmo período foram emitidos 207 autos de infração contra oficinas credenciadas para fazer a manutenção.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*