Arte & Lazer, Roteiro

Instituto Matéria Rima inaugura nova sede em Diadema

Nova sede foi pintada por artistas que atuam no Instituto. Foto: DivulgaçãoO Instituto Matéria Rima vai realizar neste sábado (2), a partir das 10h, grande festa gratuita de inauguração de sua nova sede (B.A.S.E), localizada na rua Guarani, 115, bairro Conceição, Diadema. A nova sede foi toda pintada por artistas que atuam no instituto, caso de Jamil Santos, Eric Reis e Daniel Damatta, também do coletivo Cheira Tinta Crew. Além de discotecagem, batalhas de dança e rima e diversas atividades para as crianças, a festa terá grafiti ao vivo de Binho Ribeiro e Alexandre Keto. A ideia é transformar a B.A.S.E numa obra de arte a céu aberto.

A partir do Programa Cidade na Escola, da Secretaria de Educação de Diadema, o Matéria Rima leva a mais de mil alunos de 16 escolas municipais da cidade projeto referência em educação integral no Brasil. Baseado em oficinas culturais que abordam conteúdos curriculares, o trabalho é feito após a identificação da dificuldade a ser superada (comportamental, de matemática, de linguagem, de ciências ou de outras áreas).

Os temas são desenvolvidos utilizando elementos da cultura hip-hop, como rima, discotecagem, dança e grafitti. As oficinas são oferecidas no contra-turno das aulas, favorecendo a educação integral no município.

Vivências

Além de levar oficinas semanais às escolas, o Instituto Matéria Rima atende em sua sede, estendendo as vivências socioeducativas, sobretudo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Na nova B.A.S.E serão atendidas em torno de 200 crianças (contra 30 na sede anterior).

O projeto do Instituto Matéria Rima tem alcançado resultados positivos. Além de contribuir para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas atendidas, o trabalho tem aproximado as famílias do ambiente educativo e elevado a autoestima dos alunos, desenvolvendo as suas capacidades sociopsicológicas, como resiliência, perseverança, empatia, habilidade para trabalhar em grupo e aprender com os seus erros.

“A ideia é criar uma escola que efetivamente desperte o interesse das crianças e adolescentes”, destaca Jodson do Nascimento Silva, o Joul, fundador e coordenador do Matéria Rima. “Antigamente Diadema era conhecida pela violência. Estamos conseguindo mudar essa imagem a partir da educação”, completa Joul, que cresceu na cidade.

O Matéria Rima nasceu em 2002 como um grupo de hip hop, em 2014 institucionalizou-se, passando a chamar Instituto Cultural e Educacional Matéria Rima. Além do trabalho nas escolas, realiza palestras e apresentações artísticas no Brasil e no exterior, incluindo países como Senegal, Alemanha e França. Em 2015, o Matéria Rima, em parceria com a escola parceira Sagrado Coração de Jesus, ganhou o Prêmio regional e nacional Itaú-Unicef “Educação Integral: Aprendizagem que Transforma.”

Serviço – Inauguração da nova sede do Instituto Matéria Rima. Sábado (2), a partir das 10h. Rua Guarani, 115, Conceição. Mais informações sobre as oficinas pelo email contatato.materiarima@gmail.com e pelo telefone 4308 0339.

2 Comentários

  1. O GRUPO ARRASOU NO 4 SIMPÓSIO CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INTERNET DIA 17/09/2019 ,NO HOTEL BLUE TREE PREMIUM , COM MÚSICAS DE ORIENTAÇÃO SOBRE O USO CONSCIENTE DA INTERNET .EVENTO REALIZADO PELA nic.br .
    PARABÉNS AO GRUPO PELO TRABALHO HUMANO E SOCIAL COM AS NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

  2. Muito bacana o que eles fazem com as crianças, mas a nova sede deles chegou para tirar o sossego e paz dos moradores da rua guicurus, eles param os carros na frente da casa dos outros impedindo que os moradores saiam.
    teve um evento num sábado desses ai, que eles fecharam a rua, sem consultar os moradores se estavam de acordo, fazer dentro da casa que eles alugaram tudo bem, agora ocupar toda a rua e achar que são os donos, isso é falta de respeito, uma rua que era tranquila agora está super barulhenta.
    Vamos fazer o bem sim, mas vamos também ensinar as crianças a respeitar os outros.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*