Últimas Notícias

INSS libera a consulta ao valor da segunda parcela do 13º

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar o valor da segunda parcela do 13º salário, que começará a ser paga na próxima segunda-feira (26).

A liberação para a verificação dos valores foi confirmada ontem pelo instituto.

As informações estão disponíveis no portal Meu INSS (meu.inss.gov.br). Para fazer a consulta, é necessário ter uma senha. Quem já se cadastrou deve informar o CPF e a senha e clicar na opção “Histórico de Crédito de Benefício”.

A consulta também é possível pelo telefone 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação realizada de telefone fixo ou público não tem custo. Para telefonemas feitos de apare­lhos móveis, há cobrança.

Para benefícios pagos desde janeiro ou antes, o valor da segunda parte da bonificação equivale à metade da renda mensal, podendo ocorrer o desconto do Imposto de Renda, caso o segurado esteja sujeito ao tributo.

Quem se tornou bene­ficiário neste ano receberá a grana proporcional.

A segunda parcela do 13º cairá na conta na mesma data do pagamento da competência de novembro. O calendário de depósitos terá início na próxima segunda-feira e terminará em 7 de dezembro. Ao fazer a consulta pelo Meu INSS ou pelo 135, o segurado também é informado sobre o dia exato em que vai receber.

Quem recebe auxílio-doença também tem direito ao 13º, mas o valor também é proporcional aos meses em que o benefício foi pago.

A legislação não prevê gra­tificação natalina para benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*