Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar o valor da segunda parcela do 13º salário, que começará a ser paga na próxima segunda-feira (26).
A liberação para a verificação dos valores foi confirmada ontem pelo instituto.
As informações estão disponíveis no portal Meu INSS (meu.inss.gov.br). Para fazer a consulta, é necessário ter uma senha. Quem já se cadastrou deve informar o CPF e a senha e clicar na opção “Histórico de Crédito de Benefício”.
A consulta também é possível pelo telefone 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. A ligação realizada de telefone fixo ou público não tem custo. Para telefonemas feitos de aparelhos móveis, há cobrança.
Para benefícios pagos desde janeiro ou antes, o valor da segunda parte da bonificação equivale à metade da renda mensal, podendo ocorrer o desconto do Imposto de Renda, caso o segurado esteja sujeito ao tributo.
Quem se tornou beneficiário neste ano receberá a grana proporcional.
A segunda parcela do 13º cairá na conta na mesma data do pagamento da competência de novembro. O calendário de depósitos terá início na próxima segunda-feira e terminará em 7 de dezembro. Ao fazer a consulta pelo Meu INSS ou pelo 135, o segurado também é informado sobre o dia exato em que vai receber.
Quem recebe auxílio-doença também tem direito ao 13º, mas o valor também é proporcional aos meses em que o benefício foi pago.
A legislação não prevê gratificação natalina para benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas).