
A Rodovia Índio Tibiriçá (SP-031) vai receber R$ 28,6 milhões em investimentos para recuperação do pavimento asfáltico e implementação de nova sinalização. O montante vai contemplar os 37,2 quilômetros da via, que liga São Bernardo a Suzano e passa por Santo André e Ribeirão Pires.
O anúncio foi feito ontem (2), no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). A SP-031 integra pacote de R$ 506,3 milhões em obras de modernização e recuperação de 33 rodovias estaduais administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e de 40 estradas sob gestão municipal. No total serão contemplados 936,6 quilômetros de rodovias e vicinais.
As rodovias vão receber R$ 390 milhões, enquanto as vicinais ficarão com R$ 116,3 milhões, incluindo a contrapartida das prefeituras (R$ 16,3 milhões).
Os editais de licitação para a contratação das obras serão publicados a partir de hoje (3). O processo licitatório correrá na modalidade Concorrência Menor Preço.
Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Transportes não informou a previsão para o início das intervenções, nem sua duração.
“Infraestrutura e logística são grandes geradoras de empregos e ativam fortemente a economia. As obras também ajudam os municípios na arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS), além de atrair investimentos e melhorar a produtividade”, afirmou Alckmin.
Para o prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), que acompanhou o evento na Capital, as melhorias contribuirão para impulsionar a economia e incentivar o turismo regionais. “Além de estimular o turismo, as intervenções na Índio Tibiriçá garantem segurança viária para milhares de veículos que trafegam diariamente na rodovia, além de gerar novos postos de trabalho”, disse.
Modernização
Antes conhecida como “rodovia da morte” e comparada à Régis Bittencourt, a Índio Tibiriçá passou por intenso programa de modernização – que, segundo o DER, demandou R$ 94,2 milhões em investimentos entre 2011 e 2017. Nesse período, o número de mortes na estrada caiu cerca de 90%.
Ainda assim, a Índio Tibiriçá continua sendo uma das vias mais perigosas dos sete municípios. Segundo o Infosiga, banco de dados estadual de acidentes de trânsito, 13 pessoas morreram na rodovia no ano passado.
Em 2011, o governo do Estado chegou a anunciar a realização de estudo de viabilidade da duplicação da rodovia, mas a intervenção nunca saiu do papel.
Naquela oportunidade, o DER informou que a duplicação seria viável se o fluxo superasse 10 mil veículos por dia. Em 2016, segundo relatório do órgão, o volume médio diário no trecho inicial da rodovia, em São Bernardo, era de 22,5 mil veículos.