Mauá, Minha Cidade, Sua região

Hospital Nardini: técnica com bola suíça abrevia o trabalho de parto

Método implementado na maternidade incentiva realização de parto humanizado. Foto: Divulgação

A utilização da bola suíça antes do trabalho de parto é uma técnica bastante difundida e que reduz substancialmente o desconforto pré-parto, promovendo às gestantes o alívio das dores e melhoria da mobilidade pélvica. Implantado há três meses na maternidade do Hospital Nardini de Mauá, o método alcança 100% de adesão e aprovação das pacientes. Em janeiro, a unidade realizou 143 partos, sendo 90 normais e 53 cesáreas. O hospital é referência para partos de alto risco em toda microrregião de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Todas as gestantes que chegam em trabalho de parto são submetidas à técnica, quando há necessidade clínica e de acordo com a preferência da paciente. Uma das principais vantagens da prática é não ser farmacológica, ter simples manuseio e baixo custo de investimento. Todas as orientações de exercícios e posicionamento são supervisionadas por enfermeiros com especialização em Obstetrícia, exigência para a prática.

Entre os principais benefícios observados durante o período estão a redução de efeitos colaterais para a mamãe e o bebê; fortalecimento da musculatura; correção postural; alongamento e relaxamento; auxílio para descida do feto ao canal de parto; maior mobilidade da parturiente durante o trabalho de parto e diminuição das dores provocadas pelas contrações uterinas.

Os exercícios de rotação lombar são associados com ensinamento de técnicas respiratórias, deambulação e massagens.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*