Saúde e Beleza

Hospital do ABC integra ranking nacional de sustentabilidade e alimentação saudável

Hospital São Luiz São Caetano ficou este ano entre os integrantes com as maiores pontuações do Programa Nacional Green Kitchen

Hospital São Luiz São Caetano do Sul, da Rede D’Or, possui o selo Green Kitchen desde 2021. Foto: Divulgação
Hospital São Luiz São Caetano do Sul, da Rede D’Or, possui o selo Green Kitchen desde 2021. Foto: Divulgação

O Hospital São Luiz São Caetano do Sul, da Rede D’Or, conquistou neste mês um importante diferencial relacionado à sustentabilidade, ao receber o selo “Green Pin 3”, do Programa Nacional Green Kitchen (em português, Cozinha Verde).

Concedido anualmente pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Meio Ambiente (Fupam), o selo Green Kitchen atesta o compromisso da instituição com a sustentabilidade em suas operações relacionadas à alimentação em suas cozinhas e refeitórios.

O “Pin” é como um reconhecimento extra aos integrantes com maiores pontuações durante a avaliação para obtenção do selo principal, divididos em diferentes categorias.

Desde a concepção do projeto do Hospital São Luiz São Caetano a sustentabilidade é uma prioridade. “São diversas ações, que integram desde a arquitetura do prédio, até os processos diários, que visam redução de resíduos, economia de recursos, responsabilidade social e incentivos à inovação”, destaca Michele Batista, diretora Geral.

O prédio, com mais de 37 mil metros quadrados, foi projetado desde o início para abrigar uma unidade hospitalar e conta com diferenciais, como captação de águas pluviais, aproveitamento de luz natural, vidros reflexivos (controle de luz, calor e ruídos), aproveitamento de calor gerado pelos equipamentos de ar condicionado para aquecimento de torneiras e chuveiros, além de redutores de vazão de água.

No setor de Nutrição e Dietética da unidade, responsável pela conquista do selo Green Kitchen desde 2021, é possível destacar iniciativas relacionados à promoção de uma alimentação mais saudável para funcionários e pacientes.

“Por exemplo, não fazemos frituras com imersão em óleo ou uso de temperos industrializados, atitudes simples, mas que melhoram significativamente a qualidade das refeições servidas”, explica Aline Eiras, supervisora de nutrição do São Luiz São Caetano.

O São Luiz São Caetano também busca minimizar o uso de descartáveis em todos os setores, realiza rondas ambientais diárias e promove a logística reversa de capsulas de café, onde o pó é utilizado como adubo e as capsulas voltam para as linhas de produção do fornecedor.

Equipe de Nutrição do hospital celebra a conquista do Green Pin 3, do selo Green Kitchen. Foto: Divulgação

“Outro destaque é o Desperdiçometro, quadro que mostra aos colaboradores os indicadores relacionados ao desperdício de alimentos, visando à conscientização nos refeitórios”, enfatiza a supervisora.

A conquista da certificação envolve ainda a escolha de alimentos produzidos de forma sustentável, utilização integral dos alimentos, uso eficiente de recursos como água e energia e o correto direcionamento e tratamento dos resíduos gerados.

“Ter um selo Green Kitchen significa que a instituição está fazendo a sua parte para contribuir com a preservação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que fornece alimentos saudáveis para pacientes, funcionários e visitantes”, finaliza Aline Eiras.

Inaugurado em 2017, o hospital da Rede D’Or, e primeiro da bandeira São Luiz fora da capital paulista, preza pela qualidade técnica e assistencial, com cuidado humanizado e centrado no paciente. No ano passado, conquistou a Joint Commission International (JCI), uma das principais certificações internacionais de qualidade.

No ramo da sustentabilidade, já conquistou um prêmio Hospital Amigo do Meio Ambiente (2021), e conta com um Comitê específico, composto por equipe multiprofissional, que realiza reuniões mensais para desenvolver a estratégia de sustentabilidade, planejar os principais programas e metas e revisar a execução das ações.

Todos os dias são realizadas ações de conscientização nos refeitórios do Hospital sobre consumo consciente e alimentação saudável. Foto: Divulgação.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*