Minha Cidade, Santo André, Sua região

Hospital de campanha do Brunão recebe primeiros pacientes

Hospital de campanha do Brunão recebe primeiros pacientes
Hospital recebeu uma mulher de 62 anos e dois homens, de 42 e 51 anos. Foto: Angelo Baima/PSA

O hospital de campanha erguido no estádio Bruno José Daniel, em Santo André, recebeu os primeiros pacientes nesta sexta-feira (22). São eles uma mulher de 62 anos e dois homens, de 42 e 51 anos. Todos têm quadro clínico estável e foram transferidos em ambulâncias da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Perimetral. O equipamento conta com laboratório próprio, raio-x portátil e digital e quatro postos de enfermagem com leitos para isolamento.

Inaugurado no dia 29 de maio, o hospital de campanha do Brunão possui 120 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e tem capacidade para atender pacientes de baixa, média e alta complexidade com suspeita ou confirmação de covid-19. Outro hospital de campanha erguido na cidade, o do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia – inaugurado no dia 15 de abril – está atualmente com 129 dos 180 leitos ocupados.

“Santo André se planejou, equipou a Saúde e segue um hospital à frente do vírus, com capacidade ampliada para não deixar nenhum andreense sem atendimento médico. Mesmo com a taxa de ocupação geral de leitos em torno de 50%, não podemos relaxar. O momento pede cuidado e proteção, para que a velocidade de contágio não avance e para que possamos salvar vidas”, destacou o prefeito Paulo Serra (PSDB).

O secretário de Saúde de Santo André, Márcio Chaves, estava no estádio Bruno José Daniel nesta sexta e acompanhou a chegada dos novos pacientes. “Infelizmente hoje vamos chegar perto dos 80% de ocupação do hospital de campanha do Pedro Dell’Antonia e, com isso, tivemos a necessidade de iniciar a operação deste hospital no Brunão. Também estamos preparando o terceiro hospital de campanha, localizado na Universidade Federal do ABC”, explicou.

O terceiro hospital de campanha de Santo André, que está sendo instalado na UFABC, terá 100 leitos. Somando todas as entregas, o município vai disponibilizar 400 novos leitos.

A Secretaria de Saúde reforça que as UPAs e Unidades de Saúde continuam sendo a referência para o atendimento inicial de casos de coronavírus. Os hospitais de campanha funcionam como retaguarda do serviço público de saúde e os pacientes chegam, exclusivamente, transferidos por ambulâncias.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*