
O aleitamento estimula o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê e é fundamental para a saúde de ambos. Porém, existem mães que têm dificuldades para amamentar. No Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein”, de Santo André, diversos bebês dependem das doações de leite materno.
Para estocar o leite doado, são necessários frascos de vidros com tampas de plástico, como os de maionese ou café solúvel. Esse material é esterilizado e seguro, pois é resistente ao congelamento e descongelamento. Esse processo evita que o leite não perca os seus nutrientes. Também não acumula cheiro e nem resíduos com o uso da tampa de plástico.
De acordo com a supervisora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital da Mulher, Luciene Barbosa dos Santos, os vidros doados são utilizados para coleta, armazenamento e pasteurização do leite humano doado. “A doação de vidros pode salvar a vida de muitos bebês da UTI Neonatal. Para mantermos este trabalho é essencial a doação de leite materno e de potes de vidro com tampa plástica que garantem a conservação do leite humano”, destacou.
Os frascos são utilizados na montagem de kits enviados às doadoras para que façam a doação do leite, assim como para realizar a pasteurização e armazenar o leite pasteurizado que servirá para as mães que têm dificuldade para amamentar ou para os bebês que estão na UTI.
O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Para doar, é preciso ligar no telefone 4478-5048 ou 4478-5027. É realizado um cadastro e agendada uma visita à casa da doadora para o recolhimento do leite, que é submetido a controles de qualidade.
Para doar frascos de vidro é possível agendar a retirada em domicílio por meio dos telefones 4478-5048 ou 4478-5027. A doação pode ser feita ainda pessoalmente no Hospital da Mulher, que fica na rua América do Sul, 285 – Parque Novo Oratório.