
DANIEL DIAS
AutoMotrix
A Honda resolveu passar por cima da pandemia global do Covid-19 e avisou que não adiará o lançamento do E, seu compacto urbano totalmente elétrico, com chegada ao mercado europeu antes mesmo da metade do ano. Apresentado como protótipo nos Salões de Genebra e de Frankfurt em 2019, o Honda E é uma aposta forte da montadora oriental na sua “Electric Vision”.
Depois da Europa, o moderno carrinho 100% “verde” deve se aventurar por outros mercados, inclusive o brasileiro. Quando da inauguração da fábrica de Itirapina (SP), a Honda prometeu a venda de até três modelos elétricos no Brasil a partir de 2021.
Os preços do Honda E partem de € 36 mil, pouco mais de R$ 200 mil. O modelo acaba de ser reconhecido em um dos prêmios de design mais respeitados do mundo, o “Red Dot Award”, na categoria “Melhor dos Melhores 2020” e na subcategoria “Produtos Inteligentes”.
Em termos de potência, o pequeno Honda E não tem nada de bobo. O modelo tem duas opções de motor, uma de 136 cv e outra de 154 cv, com torque de 32,1 kgfm – instantâneo, como em todo elétrico. Com tração traseira, o carro tem autonomia de 300 km, mais do que suficiente para cumprir com suas obrigações diárias nos centros urbanos.
Segundo a marca japonesa, o Honda E acelera da imobilidade aos 100 km/h em 8 segundos. A bateria do compacto de estilo retrô tem capacidade para 35,5 kWh e carregamento rápido, de 80%, estimado pela fabricante em 30 minutos.
O interior tem painel inovador e minimalista, com acabamento amadeirado e duas telas sensíveis ao toque interligadas de 12,3 polegadas cada uma. Nelas, é possível acessar funções de entretenimento, aplicativos, serviços conectados e navegação. Os recursos disponíveis no sistema podem ainda ser controlados por comando de voz com capacidade de aprendizagem e de adaptação ao timbre de cada motorista.
As telas que substituem os retrovisores externos são captadas pelo Camera Mirror System – microcâmeras situadas nas portas – com imagens transmitidas nas extremidades do painel, ergonomicamente posicionadas para garantir sensação e visão naturais ao motorista. O veículo tem ainda uma câmera digital traseira, para aumentar o campo de visualização do condutor.
O projeto do Honda E tem foco na funcionalidade, com simplicidade de design única. Os contornos suaves da carroceria se estendem do capô ao para-brisa panorâmico, criando uma superfície contínua acima do motorista e do passageiro da frente. Para melhorar o coeficiente aerodinâmico, as colunas “A” (dianteiras) ficam praticamente niveladas com o para-brisa. Os elementos de estilo, que acentuam o perfil limpo, incluem maçanetas das portas dianteiras embutidas na carroceria.
O compartimento de carregamento avançado da bateria é integrado no centro do capô para facilitar o uso de ambos os lados do carro. Uma iluminação em LED dá boas-vindas ao motorista e informa sobre o status de carregamento da bateria. Painéis pretos com perfis côncavos idênticos na frente e atrás emolduram os conjuntos dos faróis e das lanternas, ambos redondos.
Sob a carroceria está uma plataforma nova e desenvolvida especificamente para o Honda E, que permite proporções compactas, distância de entre-eixos relativamente longa e agilidade nas manobras, que deixam o carro à vontade nas ruas, mesmo nas mais estreitas.