Editorias, Notícias, Veículos

Honda prepara lançamento do compacto elétrico E na Europa

Honda prepara lançamento do compacto elétrico E na Europa
Enquanto a indústria automotiva global estuda o que fazer em tempos de coronavírus, o elétrico chega ao Velho Continente ainda no primeiro semestre. Foto: Divulgação

DANIEL DIAS
AutoMotrix

A Honda resolveu passar por cima da pandemia global do Covid-19 e avisou que não adiará o lançamento do E, seu compacto urbano totalmente elétrico, com chegada ao mercado europeu antes mesmo da metade do ano. Apresentado como protótipo nos Salões de Genebra e de Frank­furt em 2019, o Honda E é uma aposta forte da montadora oriental na sua “Electric Vision”.

Depois da Europa, o mo­der­no carrinho 100% “ver­de” de­ve se aventurar por ou­tros mer­cados, inclusive o bra­sileiro. Quando da inauguração da fábrica de Itirapina (SP), a Honda prometeu a venda de até três modelos elétricos no Brasil a partir de 2021.

Os preços do Honda E partem de € 36 mil, pouco mais de R$ 200 mil. O modelo acaba de ser reconhecido em um dos prêmios de design mais respeitados do mundo, o “Red Dot Award”, na categoria “Melhor dos Me­lhores 2020” e na subcategoria “Produtos Inteligentes”.

Em termos de potência, o pequeno Honda E não tem nada de bobo. O modelo tem duas opções de motor, uma de 136 cv e outra de 154 cv, com torque de 32,1 kgfm – instantâneo, como em todo elétrico. Com tração traseira, o carro tem autonomia de 300 km, mais do que suficiente para cumprir com suas obrigações diárias nos centros urbanos.

Segundo a marca japonesa, o Honda E acelera da imobilidade aos 100 km/h em 8 segundos. A bateria do compacto de es­tilo retrô tem capacidade para 35,5 kWh e carregamento rápido, de 80%, estimado pela fa­bricante em 30 minutos.

O interior tem painel ino­vador e minimalista, com aca­bamento amadeirado e duas telas sensíveis ao toque interligadas de 12,3 polegadas cada uma. Nelas, é possível acessar funções de entretenimento, aplicativos, serviços conectados e navegação. Os recursos disponíveis no sistema podem ainda ser controlados por comando de voz com capacidade de aprendizagem e de adaptação ao timbre de cada motorista.

As telas que substituem os retrovisores externos são captadas pelo Camera Mirror System – microcâmeras situadas nas por­tas – com imagens transmi­ti­das nas extremidades do painel, ergonomicamente posicionadas para garantir sensação e visão naturais ao moto­rista. O veículo tem ainda uma câmera digital traseira, para aumentar o campo de visualização do condutor.

O projeto do Honda E tem foco na funcionalidade, com sim­plicidade de design única. Os contornos suaves da carro­ceria se estendem do capô ao para-brisa panorâmico, criando uma superfície contínua acima do motorista e do passageiro da fren­te. Para melhorar o coeficiente aerodinâmico, as colunas “A” (dianteiras) ficam praticamente niveladas com o para-brisa. Os elementos de esti­lo, que acentuam o perfil limpo, incluem maçanetas das portas dianteiras embutidas na carroceria.

O compartimento de carregamento avançado da bateria é integrado no centro do capô para facilitar o uso de ambos os lados do carro. Uma iluminação em LED dá boas-vindas ao motorista e informa sobre o status de carregamento da bateria. Painéis pretos com perfis côncavos idênticos na frente e atrás emolduram os conjuntos dos faróis e das lanternas, ambos redondos.

Sob a carroceria está uma plataforma nova e desenvolvida especificamente para o Honda E, que permite proporções compactas, distância de entre-eixos relativamente longa e agilidade nas manobras, que deixam o carro à vontade nas ruas, mesmo nas mais estreitas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*