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Honda apresenta linha 2021 do SUV compacto WR-V

Honda apresenta linha 2021 do SUV compacto WR-V
Linha 2021 do WR-V traz novo design, mais ousado, com destaque para a nova grade dianteira e o novo para-choque traseiro. Foto: Divulgação

DANIEL DIAS
AutoMotrix

No embalo do aumento da demanda por utilitários esportivos, em especial por compactos, a Honda apresentou o WR-V no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016 e deu início à produção no ano seguinte. Posicionado pela marca entre o monovo­lume Fit e o HR-V, o WR-V sempre ficou meio deslocado de qual­quer segmento específico. Agora, a Honda põe no mercado a linha 2021 do modelo com design mais ousado, equipamentos inéditos e aprimoramentos de segurança em todas as versões, além de lançar nova configuração de entrada, a LX.

O WR-V foi o primeiro mo­delo desenvolvido pela Honda totalmente no Brasil e, atualmente, é produzido em Itirapina (SP). Prevista para chegar às concessionárias em outubro, a linha 2021 começa com a nova LX com preço de R$ 83.400, segue na EX a R$ 90.300 e chega à top de linha EXL a R$ 94.700.

Em todas as versões, o WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne com 116 cv de potência a 6 mil rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.800 giros, associado à transmissão CVT com conversor de torque. Nas configurações EX e EXL, o SUV traz abas localizados atrás do vo­lante para trocas sequenciais.

A linha 2021 marca a introdução de aprimoramentos na segurança, com a adoção dos controles de estabilidade e tração, do assistente de partida em aclive, do alerta de frenagem emergencial e do sensor crepuscular para acendimento automático dos faróis. Além dos obrigatórios airbags frontais e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), o WR-V traz estrutura de deformação progressiva e barras de proteção nas portas em todas as versões como equipamento de série. A EX oferece ainda os airbags laterais, enquanto a EXL conta com seis airbags, com a adição dos laterais do tipo cortina.

O conjunto dinâmico foi pro­­jetado para permitir altura do solo (20,7 cm) e ângulos de ata­que (21º) e de saída (30,1º) compatíveis com a proposta de um SUV, sem comprometer o conforto e a agilidade de um mo­de­lo compacto. A suspensão exclusiva adota amortecedores com ba­tente hidráulico e haste reforçada, além de barra estabilizadora robusta, projetada para reduzir a rolagem da carroceria. O eixo traseiro tem seu desenvolvimento baseado no do HR-V. A caixa de direção é eletricamente assisti­da. Foi desenvolvida especifica­men­te pa­ra o WR-V e permite raio de manobra de 5,3 metros.

Na dianteira, o WR-V traz nova grade, com desenho horizontal e área cromada mais es­treita, valorizando o logotipo da Honda ao centro. O visual é complementado pelas novidades em iluminação. Os faróis (nas versões EX e EXL) receberam design re­novado e tecnologia de LED, que amplia a luminosidade e reforça o visual frontal do modelo. Os faróis de neblina, em todas as versões, ganharam nova moldura, com lâmpadas em LED na EX e na EXL. Todas as configurações trazem luzes diurnas de circulação também em LED.

Na traseira, o modelo tem novo para-choque com 6,7 cm a mais no comprimento e novas lanternas (com estilo das do Civic) que reforçam as linhas do SUV, sendo em LED na EX e EXL. O friso superior da placa, antes cromado, agora segue a cor da carroceria. Para completar as no­vidades, o SUV tem rodas de 16 polegadas, com novo acaba­mento escurecido (nas versões EX e EXL) e nova cor para a carroceria, Azul Cósmico Metálico.

No interior, as versões LX e EX – equipadas com bancos em tecido – receberam nova padronagem em relevo, enquanto a EXL, que tem revestimento em couro, tem novas costuras na cor preta. O painel ganhou atualizações pontuais nas cores aplicadas e friso do volante e molduras do painel em black piano, com de­talhes cromados. O WR-V traz de série uma das grandes inovações da marca: o sistema de bancos Magic Seat, que permite diversas configurações de assento e a acomodação de objetos de grandes dimensões no interior do veículo, como uma prancha de surfe. A ergonomia do modelo é complementada com a adoção de regulagem de altura e profundidade do volante e ajuste de altura do banco do motorista.

Na lista de equipamentos, desde a configuração de entrada, o WR-V traz ar-condicionado, direção assistida eletricamente, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos com setas integradas, sistema de áudio com conexão Bluetooth, câmera de ré integrada e tapetes em carpete. A EX tem ar-condicionado digital e automático touchscreen, central multimídia também sensível ao toque de sete polegadas, conectividade com os sistemas Ap­ple CarPlay e Android Auto, apoio de braço no console central, painel bluemeter (iluminação azul com computador de bordo multifuncional), volante revestido em couro, controle de cruzeiro, sensores de estacionamento traseiros e sistema de áudio com dois twee­ters adicionais aos quatro alto-falantes. A EXL acrescenta à EX os bancos revestidos em couro, navegador GPS integrado ao sis­tema multimídia, retrovisores eletricamente rebatíveis, sensores de estacionamento dianteiros e espelho interno fotocrômico.

O WR-V foi reconhecido com o selo “Melhor Valor de Revenda 2020”, na categoria SUV compacto, em estudo feito pela Kelley Blue Book Brasil, empresa de pesquisas especializada na ava­liação de automóveis. O estudo indica os modelos que menos desvalorizaram no ano passado. O utilitário alcançou a melhor marca em sua categoria, com 26%. O conceito de depreciação adotado no estudo calcula o valor residual do veículo, ou seja, o quanto o mo­delo custava em uma data espe­cífica e seu valor no presente.

O WR-V teve 866 unidades vendidas em agosto e 5.458 no acumulado do ano. Entre os SUVs, o modelo ocupa a 12ª posição. O líder do segmento é o VW T-Cross, com 37.260 emplacamentos de janeiro a agosto. O “irmão” mais famoso, o HR-V, está no sétimo lugar, com 18.222 unidades vendidas neste ano.

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