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Honda Accord híbrido com a tecnologia e:HEV chegará ao Brasil no 2º semestre

Honda Accord híbrido com a tecnologia e:HEV chegará ao Brasil no 2º semestre
Novo Accord híbrido
traz mudanças sutis, que modernizaram discretamente
o estilo da décima geração, apresentada em 2018. Foto: Divulgação

DANIEL DIAS
AutoMotrix

Sedã de porte grande da Honda, o Accord foi lançado em 1976 e, atualmente, está em sua décima geração, apresentada em 2018. Foi o primeiro carro não norte-americano a aboca­nhar o título de automóvel mais vendido nos Estados Unidos, em 1989 e 1990. Ou seja, com 45 anos de trajetória, não falta base histórica para o Accord, que desembarca no segundo semestre deste ano em uma inédita configuração híbrida, inaugurando no Brasil a tecnologia e:HEV.

Nela, o sedã combina dois motores elétricos que nunca trabalham em conjunto com o propulsor a combustão interna – este, inclusive, é menos potente que o principal elétrico.

O Accord é um dos três veí­culos híbridos que a Honda planeja lançar no país até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local. A marca oriental não divulgou o preço do Accord híbrido, mas o modelo substituirá a configuração top de linha Touring, que era oferecida a R$ 262.800. A versão híbrida passa a ser a única do sedã oferecida no Brasil.

Como parte da sua estratégia global, a Honda propõe que, até 2030, dois terços das vendas mundiais da marca sejam veículos eletrificados, com a intenção de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Dentro desse compromisso, a empresa criou a divisão Honda e:Technology para identificar as tecnologias de eletrificação. Sob o guarda-chuva da Honda e:Techno­logy está a marca e:HEV, empregada para denominar a tecnologia hí­brida de dois motores elétricos de alta eficiência.

Segundo a Honda, com o uso de um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência combinados a um propulsor 2.0 a combustão do ciclo Atkinson, a tec­­nologia e:HEV proporciona no­va experiência de condução ao volante, com ace­leração e res­pos­tas vigorosas, combinada ao menor consumo de combustí­vel. Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive.

O sistema alterna automaticamente entre os motores, buscando a máxima eficiência. Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorre apenas por meio do motor elétrico de 184 cavalos de potência e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre os modos é se o propulsor a combustão, de 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não.

Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação. O segundo motor elétrico gera energia alimentado pelas desacelerações e pelo 2.0 aspirado, que serve como gerador de energia para alimentar o principal elétrico, não existindo a possibilidade de recarga externa – ou seja, o Accord híbrido não é plug-in.

Como complemento, a Hon­­da tem um terceiro modo, o Engine Drive, que faz a conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzei­ro, quando o motor a combus­tão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.

A operação do sistema é simples e busca aumentar a eficiência nas diferentes con­dições de rodagem. O modo EV Drive, 100% elétrico, é usado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de bai­xa velocidade ou de acele­ra­­ção suave. Outro diferencial do sistema é sua interação com o motorista. Uma funçã­o chama­da de Seletor de De­sacele­ra­ção foi aplicada ao sis­­te­ma e:HEV do Accord e per­mi­te, por meio de teclas po­si­cio­­nadas atrás do volante, controlar o nível de desacelera­ção do veículo em quatro estágios.

Somada aos modos Sport e Econ, que alteram a aceleração, a seleção de desaceleração atua especificamente quando o condutor retira o pé do pe­dal da direita. O sistema pode ser utilizado como incremento do freio-motor quando há um car­ro à frente, em trechos sinuo­sos, em uma redução no sinal vermelho ou mesmo em descidas. Com isso, o Accord híbrido consegue alcançar o consumo de 17,6 km/l na cidade e de 17,1 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.

Graças à evolução dos conjuntos de baterias e da unidade de controle de energia, o Accord híbrido oferece aos ocupantes o mesmo espaço interno da ver­são com motor à combustão anteriormente comercializada, sem a bateria ou outros componentes do sistema híbrido ocupando o espaço para bagagem ou passagei­ros. As baterias ficam localiza­das sob o banco traseiro.

Externamente, o Accord híbrido traz mudanças sutis, que modernizaram discretamente o estilo da geração apresentada em 2018. Na dianteira, o sedã ganhou novos para-choque e grade, com desenho mais ho­rizontal, abrigando os novos faróis de neblina em LED. O modelo traz inéditas rodas de 17 polegadas com acabamento escurecido. Na traseira, o dese­nho do Accord é complementado com um novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa tra­seira, o logo “e:HEV” identifica a versão híbrida, jun­to dos novos emblemas “H” frontal e traseiro com novo acabamento em azul, exclusivo dos veí­cu­los híbridos da marca.

Internamente, o sedã mantém a sofisticação habitual, com novos equipamentos que ampliam a conectividade, o conforto e a segurança. Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios, por conexão Bluetooth. Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, com 15 watts. Ainda nesse quesito, os ocupantes do banco traseiro passam a contar com duas saídas USB adicionais, para recarga de dispositivos eletrônicos. O quadro de instrumentos traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema híbrido e:HEV.

Na segurança, o já conhecido pacote de tecnologias e assistência ao condutor Honda Sensing foi aprimorado. O mo­delo traz agora a tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. A marca garante que o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo trazem funcionamento mais preciso e intuitivo.

De resto, o Honda Sensing continua a englobar as tecnologias anteriores, expressas em siglas: controle de cruzeiro adap­­tativo com ajuste de veloci­dade (ACC/LSF), sistema de fre­nagem para mitigação de co­li­são com alerta de colisão fron­tal (CMBS/FCW), sistema de assistência de manutenção em faixa (LKAS) e sistema para inibir evasão de pista (RDM/LDW).

Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o assistente de estabilidade (VSA) com controle de tração, freios ABS com reforço eletrônico de frenagem (EBB), monitoramento da pressão dos pneus, oito airbags (dianteiros avançados, de cortina, la­terais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente), sendo o primeiro Honda vendido no Brasil com esse número de bolsas de segurança.

Outra novidade do Accord é a adoção do alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor indicando “alguma coisa ou criança esquecidos” no banco de trás.

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