DANIEL DIAS
AutoMotrix
Sedã de porte grande da Honda, o Accord foi lançado em 1976 e, atualmente, está em sua décima geração, apresentada em 2018. Foi o primeiro carro não norte-americano a abocanhar o título de automóvel mais vendido nos Estados Unidos, em 1989 e 1990. Ou seja, com 45 anos de trajetória, não falta base histórica para o Accord, que desembarca no segundo semestre deste ano em uma inédita configuração híbrida, inaugurando no Brasil a tecnologia e:HEV.
Nela, o sedã combina dois motores elétricos que nunca trabalham em conjunto com o propulsor a combustão interna – este, inclusive, é menos potente que o principal elétrico.
O Accord é um dos três veículos híbridos que a Honda planeja lançar no país até 2023, dentro do seu plano de eletrificação para o mercado local. A marca oriental não divulgou o preço do Accord híbrido, mas o modelo substituirá a configuração top de linha Touring, que era oferecida a R$ 262.800. A versão híbrida passa a ser a única do sedã oferecida no Brasil.
Como parte da sua estratégia global, a Honda propõe que, até 2030, dois terços das vendas mundiais da marca sejam veículos eletrificados, com a intenção de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Dentro desse compromisso, a empresa criou a divisão Honda e:Technology para identificar as tecnologias de eletrificação. Sob o guarda-chuva da Honda e:Technology está a marca e:HEV, empregada para denominar a tecnologia híbrida de dois motores elétricos de alta eficiência.
Segundo a Honda, com o uso de um sistema de dois motores elétricos de alta eficiência combinados a um propulsor 2.0 a combustão do ciclo Atkinson, a tecnologia e:HEV proporciona nova experiência de condução ao volante, com aceleração e respostas vigorosas, combinada ao menor consumo de combustível. Há três modos principais de operação, dependendo da situação de condução: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive e Engine Drive.
O sistema alterna automaticamente entre os motores, buscando a máxima eficiência. Nos modos EV Drive e Hybrid Drive, a tração sempre ocorre apenas por meio do motor elétrico de 184 cavalos de potência e 32,1 kgfm de torque. A única diferença entre os modos é se o propulsor a combustão, de 145 cv e 17,8 kgfm de torque, funcionará em conjunto com o motor elétrico gerador, para fornecer energia, ou não.
Por se tratar de um motor elétrico de alta potência, a maior parte das condições de rodagem estarão cobertas nestes dois modos de operação. O segundo motor elétrico gera energia alimentado pelas desacelerações e pelo 2.0 aspirado, que serve como gerador de energia para alimentar o principal elétrico, não existindo a possibilidade de recarga externa – ou seja, o Accord híbrido não é plug-in.
Como complemento, a Honda tem um terceiro modo, o Engine Drive, que faz a conexão direta do motor a combustão com as rodas, por meio de um sistema de embreagem. Esse modo é acionado em velocidades mais altas de cruzeiro, quando o motor a combustão trabalha em sua faixa de maior eficiência energética.
A operação do sistema é simples e busca aumentar a eficiência nas diferentes condições de rodagem. O modo EV Drive, 100% elétrico, é usado nos momentos em que o motor a combustão não é eficiente, em condições de baixa velocidade ou de aceleração suave. Outro diferencial do sistema é sua interação com o motorista. Uma função chamada de Seletor de Desaceleração foi aplicada ao sistema e:HEV do Accord e permite, por meio de teclas posicionadas atrás do volante, controlar o nível de desaceleração do veículo em quatro estágios.
Somada aos modos Sport e Econ, que alteram a aceleração, a seleção de desaceleração atua especificamente quando o condutor retira o pé do pedal da direita. O sistema pode ser utilizado como incremento do freio-motor quando há um carro à frente, em trechos sinuosos, em uma redução no sinal vermelho ou mesmo em descidas. Com isso, o Accord híbrido consegue alcançar o consumo de 17,6 km/l na cidade e de 17,1 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.
Graças à evolução dos conjuntos de baterias e da unidade de controle de energia, o Accord híbrido oferece aos ocupantes o mesmo espaço interno da versão com motor à combustão anteriormente comercializada, sem a bateria ou outros componentes do sistema híbrido ocupando o espaço para bagagem ou passageiros. As baterias ficam localizadas sob o banco traseiro.
Externamente, o Accord híbrido traz mudanças sutis, que modernizaram discretamente o estilo da geração apresentada em 2018. Na dianteira, o sedã ganhou novos para-choque e grade, com desenho mais horizontal, abrigando os novos faróis de neblina em LED. O modelo traz inéditas rodas de 17 polegadas com acabamento escurecido. Na traseira, o desenho do Accord é complementado com um novo acabamento na parte inferior do para-choque. Na tampa traseira, o logo “e:HEV” identifica a versão híbrida, junto dos novos emblemas “H” frontal e traseiro com novo acabamento em azul, exclusivo dos veículos híbridos da marca.
Internamente, o sedã mantém a sofisticação habitual, com novos equipamentos que ampliam a conectividade, o conforto e a segurança. Na conectividade, o sistema de áudio agora permite a integração com as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de fios, por conexão Bluetooth. Além disso, o carregador por indução no console central está mais potente, com 15 watts. Ainda nesse quesito, os ocupantes do banco traseiro passam a contar com duas saídas USB adicionais, para recarga de dispositivos eletrônicos. O quadro de instrumentos traz novo grafismo, adequado para todas as funcionalidades do sistema híbrido e:HEV.
Na segurança, o já conhecido pacote de tecnologias e assistência ao condutor Honda Sensing foi aprimorado. O modelo traz agora a tecnologia Low Speed Braking Control, que ativa o freio em manobras de baixa velocidade, caso detecte a possibilidade de colisão. A marca garante que o assistente de permanência em faixa e o controle de cruzeiro adaptativo trazem funcionamento mais preciso e intuitivo.
De resto, o Honda Sensing continua a englobar as tecnologias anteriores, expressas em siglas: controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade (ACC/LSF), sistema de frenagem para mitigação de colisão com alerta de colisão frontal (CMBS/FCW), sistema de assistência de manutenção em faixa (LKAS) e sistema para inibir evasão de pista (RDM/LDW).
Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o assistente de estabilidade (VSA) com controle de tração, freios ABS com reforço eletrônico de frenagem (EBB), monitoramento da pressão dos pneus, oito airbags (dianteiros avançados, de cortina, laterais e de joelhos para o motorista e passageiro da frente), sendo o primeiro Honda vendido no Brasil com esse número de bolsas de segurança.
Outra novidade do Accord é a adoção do alerta de uso do banco traseiro, que emite um aviso ao condutor indicando “alguma coisa ou criança esquecidos” no banco de trás.