Minha Cidade, São Bernardo do Campo, Sua região

HMU de São Bernardo qualifica atendimento com equipamento de Telemedicina

Reple e Morando acompanharam videoconferência entre os profissionais do HMU e do Albert Einstein. Foto: Gabriel Inamine/PMSBCO Hospital Municipal Universitário (HMU) de São Bernardo foi contemplado pelo governo federal com um equipamento de telemedicina. A tecnologia, realizada por videoconferência, possibilita que os médicos do HMU dialoguem com os profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein na hora de solucionar os casos de pacientes em estado grave. O complexo hospitalar paulistano é uma das referências no atendimento e estará alinhado ao HMU por determinação do Ministério da Saúde.

O prefeito Orlando Morando (PSDB) acompanhou uma videoconferência, ao lado do secretário da Saúde, Geraldo Reple, da diretora do HMU, Monica Carneiro, e da diretora do complexo hospitalar, Agnes Ferrari. O chefe do Executivo classificou a ação como um importante avanço para a Saúde de São Bernardo.

“A cada dia estamos incluindo cada vez mais tecnologias nos hospitais públicos do município. Com isso, iremos oferecer tratamento mais moderno e seguro a todos os pacientes da rede de Saúde. Além disso, essa máquina, implementada aqui no HMU, também possibilita agilidade no diagnóstico, proporcionando, assim, mais qualidade de vida e de cura dos pacientes”, afirmou Morando.

O secretário da pasta de Saúde esclareceu que o equipamento foi disponibilizado ao município, por meio do Proadi – SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema único de Saúde).
“Além de ajudar no quadro clínico, capacita os nossos médicos e diminui os riscos com deslocamentos e remoções, já que o paciente não necessita mais sair do hospital para ser avaliado por outros profissionais”, explicou Reple.

Investimento

Durante o evento, o prefeito de São Bernardo enfatizou que a administração não precisou investir em nada, para obter esse benefício. “O carrinho com o computador e a câmera de videoconferência foram cedidos pelo governo federal. O equipamento fica instalado na UTI adulto e os médicos podem acionar os profissionais do Einstein a qualquer momento, seja em casos emergenciais ou não. Estamos trabalhando, constantemente, para melhorar o município e tornar o São Bernardo referência no atendimento à Saúde.”

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*