Minha Cidade, Sua região

Guarda Civil Municipal de São Bernardo celebra 18 anos de existência

A Guarda Civil Municipal de São Bernardo celebrou, no último sábado (12), 18 anos de existência. A comemoração ocorreu no Teatro Inezita Barroso, No centro de Atletismo de São Bernardo, e contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, do deputado estadual Coronel Telhada, do secretário de Segurança, o Coronel Carlos Alberto do Santos, dos demais secretários, vereadores e integrantes da GCM e das Polícias Civil e Militar.

 Criada em 1999, na gestão do então prefeito e hoje secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Maurício Soares, a GCM conta com 850 guardas. O órgão foi criado para proteger bens, serviços e instalações do município, bem como a realização de ações preventivas e comunitárias, atuando como órgão complementar da Segurança Pública.

 “A GCM faz um trabalho essencial, protegendo nossa cidade. Um dos grandes exemplos dessa parceria é o êxito do programa Noite Tranquila, força-tarefa criada para coibir a realização dos chamados pancadões, que perturbam o sossego da população com som alto, atrapalham o trânsito e provocam a desordem nas vias públicas”, lembrou o prefeito Orlando Morando.

 Mauricio Soares, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, e então prefeito durante a criação da GCM, foi um dos homenageados. “Sinto-me honrado por ser lembrado como criador da Guarda. Naquela época, houve muita controvérsia por causa de seu papel como instituição. Isso foi vencido com muita calma, paciência e trabalho em conjunto”, afirmou.

 O secretário de Segurança, o Coronel Carlos Alberto dos Santos, ressaltou a importância do engajamento dos soldados no dia a dia. “A GCM tem um papel fundamental na Segurança de nosso município. Nesses 18 anos, tornou-se referência em nosso Estado, dando exemplo de integração e trabalho em conjunto com as demais forças de segurança”, explicou.

 Durante o ato, o prefeito Orlando Morando recebeu a honraria “Amigo da Guarda”, instituído neste aniversário e que será concedido todo ano às personalidades que contribuírem para a valorização da GCM. “Fiquei muito grato por ter sido lembrado. Tenho trabalhado muito pelo reconhecimento dessa profissão, mas acredito que nossa administração ainda tem muito que fazer. Nesses primeiros meses, foram implementadas importantes melhorias como a inauguração de novas instalações e aquisição de novos armamentos. Segurança é um desafio diário, por isso é fundamental a GCM estar ao lado da população para termos uma cidade protegida e segura”, complementou o Chefe do Executivo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*