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Grupo PSA inicia produção do novo Peugeot 208 na Argentina

Grupo PSA inicia produção do novo Peugeot 208 na Argentina
Novo Peugeot 208 emprega a plataforma CMP, que dará origem a modelos compactos e médios. Foto: Divulgação/PSA

DANIEL DIAS
AutoMotrix

O Grupo PSA iniciou na última sexta-feira (31) a pro­­dução em série do novo Peu­geot 208 em sua fábrica de Pa­lomar, na Argentina. O no­­vo 208 é um veículo global da empresa e faz parte do seu plano de crescimento rentá­vel, que se estende até 2021.

Seu lançamento na Argentina marca também o início da implementação na América Latina da Common Modular Platform (CMP), a nova plataforma modular e multienergia do grupo dedicada à produção de veículos compactos (segmento B), de média gama (segmento C) e SUVs compactos. Segundo a empresa, a plataforma proporciona ao veículo desempenho, robustez e conforto para uma experiência de condução diferenciada.

Alguns exemplos de equipamentos que caracterizam o novo 208 – multipremiado pela imprensa mundial e eleito “Car of the Year 2020” na Europa – estão na tecnologia embarcada de última geração, incluindo o i-cockpit 3D e o pacote tecnológico de assistência à condução, inéditos no segmento de hatches compactos.

“O novo 208 é fruto de intenso trabalho de nossas equipes com o setor automotivo e o sindicato. Esse lançamento marca nova fase para o Groupe PSA na América Latina, rea­firmando nosso compromisso com o país, com os parceiros sociais e com os colaboradores. Nesse sentido, continuamos investindo para oferecer aos clientes uma família de produtos cada vez mais modernos e tecnológicos. Nosso compromisso é sempre de longo prazo, com o futuro”, afirmou Patrice Lucas, presidente da PSA para Brasil e América Latina e membro do Comitê Executivo do grupo.

OITO ANOS

Para desenvolver o mode­lo, cerca de 600 empregados do grupo na América Latina e na Europa trabalharam conjuntamente nos últimos anos, com mais de 8 mil horas de formação para as equipes de produção e cerca de 620 mil horas de trabalho para o desenvolvimento do projeto. O veículo conta com 1,5 milhão de quilômetros de rodagem em vários países, como Argentina, Brasil, Alemanha, Áustria, Espanha, França e Suécia.

A fábrica de Palomar recebeu aporte de US$ 320 mi­lhões (mais de R$ 1,7 bilhão) desde 2016 para receber o novo modelo.

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