Esportes, Paulistão

Governo libera, FPF anuncia nova tabela e Paulistão volta neste sábado

Governo libera, FPF anuncia nova tabela e Paulistão volta neste sábado
Anúncio oficial foi feito em coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Foto: Divulgação/GESP

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (9) o retorno imediato das partidas do Campeonato Paulista. O vice-governador, Rodrigo Garcia, fez o anúncio oficial em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, mas o governador João Doria (PSDB) já havia antecipado a liberação pela manhã. Com a decisão, o Estado segue a determinação do Ministério Público (MP) de antecipar o fim da restrição aos jogos, que inicialmente valeria até domingo.

Os jogos do Paulistão serão retomados já neste sábado. As partidas começarão a partir das 20h, em uma tentativa de manter os torcedores longe de aglomerações, devido ao risco de contágio do novo coronavírus.

A medida acompanha a volta do estado para a fase vermelha do Plano São Paulo, que vai durar ao menos até 18 de abril. “(Dada a) Permissão para eventos esportivos profissionais sem público, e a partir das 20h. Autorizada a volta do esporte coletivo profissional sem torcida, apenas com transmissão pelos veículos de comunicação”, confirmou Garcia.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou na tarde de sexta uma lista com as partidas desta semana. A ideia é tentar manter a finalíssima na data previamente marcada, 23 de maio. Alguns clubes vão jogar uma vez a cada 48 horas, intervalo mínimo estabelecido em acordo com a entidade de representação dos jogadores.

Haverá novos acertos com as TV e streamings de transmissão das partidas. Os clubes poderão usar todos os jogadores inscritos na competição. As cotas de TV e da própria FPF serão pagas. Os times mantiveram seus treinos regularmente e foram avisados da situação.

A retomada do torneio havia sido antecipada pelo governador pela manhã. “Ontem (quinta-feira), no início da noite, o MP, depois de várias reuniões com a FPF e com a participação do coordenador do Centro de Contingência, doutor Paulo Menezes, tomou a decisão de liberar os jogos do Campeonato Paulista. Isso será anunciado hoje (sexta) na coletiva de imprensa”, afirmou Doria à Rádio CBN.

A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, disse que o horário foi estabelecido para evitar aglomerações, já que, a partir das 20h, há restrição de circulação e abertura de locais como bares e restaurantes.

A principal mudança no protocolo sanitário da FPF é que os elencos deverão fazer um teste de antígeno adicional no mesmo dia das partidas noturnas (em jogos diurnos, será feito na noite anterior), além do exame RT-PCR em intervalos máximos de três dias para todos na concentração. Os times se comprometeram a adotar um modelo de concentração permanente, com quartos individuais para os membros da delegação.

LIBERAÇÃO

A mudança de posicionamento do MP ocorreu depois de várias reuniões com integrantes da FPF e médicos especialistas no combate à doença. Nas últimas semanas, federação e Ministério Público trabalhavam em modificações nos protocolos de controle da pandemia no futebol. A intenção era tornar os jogos ainda mais seguros.

Uma das medidas é a realização de testes para identificação da covid-19, inclusive nos integrantes das comissões técnicas, nos dias dos jogos, uma hora antes de a partida começar. Também foi apresentada a ideia de manter os clubes em “bolhas” até o final da competição.

A realização das partidas de futebol foi proibida em São Paulo em 15 de março, quatro dias depois de entrar em vigor a fase emergencial de combate à propagação da covid-19 no Estado. Inicialmente, o prazo ia até 30 de março. Depois, foi estendido a 11 de abril.

Até agora, foram realizadas as primeiras quatro rodadas e um jogo da quinta na primeira fase do Paulistão. Após a proibição, duas partidas foram disputadas em Volta Redonda (RJ).

O Estado de São Paulo vive o momento mais crítico da pandemia. Na quinta-feira, foram registrados 1.299 mortes, a segunda pior marca da pandemia. Na terça-feira, o Estado bateu recorde de mortes por covid-19 ao contabilizar 1.389 óbitos em um dia. São Paulo está há 38 dias com tendência de alta nas mortes pela doença e com seus hospitais, públicos e privados, perto de lotação máxima.

Confira abaixo a programação de jogos do Paulistão:

SÁBADO, 10 DE ABRIL

20h

São Bento x Red Bull Bragantino – Walter Ribeiro, em Sorocaba

São Paulo x São Caetano – Morumbi, em São Paulo

22h

Santos x Botafogo – Vila Belmiro, em Santos

DOMINGO, 11 DE ABRIL

20h

Guarani x Corinthians – Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas

SEGUNDA-FEIRA, 12 DE ABRIL

20h

São Paulo x Red Bull Bragantino – Morumbi, em São Paulo

TERÇA-FEIRA, 13 DE ABRIL

20h

Santo André x São Bento – Canindé, em São Paulo

Ferroviária x Corinthians – Arena da Fonte, em Araraquara

QUARTA-FEIRA, 14 DE ABRIL

20h

São Caetano x Novorizontino – Anacleto Campanella, em São Caetano

21h30

São Paulo x Guarani – Morumbi, em São Paulo

22h

Ituano x Botafogo – Novelli Júnior, em Itu

QUINTA-FEIRA, 15 DE ABRIL

20h

Internacional x Red Bull Bragantino – Major José Levy Sobrinho, em Limeira

SEXTA-FEIRA, 16 DE ABRIL

20h

Ponte Preta x Santos – Moisés Lucarelli, em Campinas

Corinthians x São Bento – Neo Química Arena, em São Paulo

22h

Palmeiras x São Paulo – Allianz Parque, em São Paulo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*