Política-ABC, Regional, Sua região

Governo do Estado estreia Expresso ABC e projeta expansão

Alckmin se reuniu com Auricchio, Serra e Morando:  “expresso é uma demanda histórica da região” . Foto: Eberly Laurindo

O Expresso Linha-10, anunciado pelo governo do Estado ainda neste mês, entra em funcionamento a partir das 6h de hoje (30). O serviço deverá atender em 10 minutos o trecho entre as estações Prefeito Celso Daniel, em Santo André, e Tamanduateí, na Capital. Reunido ontem (29) com os prefeitos eleitos na região pelo PSDB, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que “há previsão” de crescimento do serviço, conforme demanda constatada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e destacou a chegada de novas composições para atender a região.

“Vamos começar com esse trabalho e dando certo vamos criar sempre mais serviços. Há previsão de crescimento e de novos trens. Vamos receber trens moderníssimos, com vagões contínuos, com câmeras, ar-condicionado, melhor sistema de frenagem e motorização. Já recebemos sete dos 65 que compramos, totalizando 520 carros novos”, sustentou o tucano, após encontro a portas fechadas com os prefeitos eleitos em Santo André, Paulo Serra (PSDB), São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e São Caetano, José Auricchio Junior (PSDB), no Palácio dos Bandeirantes.

“A chegada do Expresso ABC é uma demanda histórica da região. O padrão Metrô de qualidade está sendo trazido para o ABC pelo mesmo custo da passagem. É um grande ganho para a região”, pontuou Auricchio. Paulinho, por sua vez, destacou que o serviço ajudará a desafogar a estação Celso Daniel, uma das mais movimentadas de toda a rede de trens da CPTM.

Também participaram do encontro o secretário de Transportes Metropolitanos Clodoaldo Pelissioni e o secretário da Casa Civil, Samuel Moreira. Na oportunidade, Pelissioni descartou reinclusão da estação Luz na linha-10, que atende ao ABC, conforme sinalizado por seu antecessor Jurandir Fernandes, em 2013. À época, o chefe da pasta condicionou a volta da estação ao traçado à conclusão do projeto Expresso ABC. “A dificuldade seria a reforma de uma linha existente que não é mais usada. Neste caso, estamos usando uma infraestrutura existente.

Em momentos de crise temos que ser criativos”, salientou o secretário.
No encontro, os prefeitos também teriam reiterado convite para que um representante do Estado ocupe cadeira no Consórcio Intermunicipal do ABC a partir do ano que vem. “Será um elo com o Estado no diálogo sobre os problemas constantes da região”, destacou Morando. O nome cotado para ocupar a vaga é Edmur Mesquita, subsecretário de assuntos metropolitanos do Estado.

Metrô

Outro assunto tratado entre os próximos chefes do Executivo foi o início das obras da linha 18-Bronze do Metrô, que também atenderá a região. De acordo com Alckmin, o Estado tem encontrado dificuldades em conseguir financiamentos para avanço das desapropriações devido à queda do rating – classificação de risco – conferida a São Paulo pelo governo federal. “Todas as agências de rating nos deram B, mas o Ministério da Fazenda nos deu nota C, condição que dificulta o financiamento”, disse. Uma audiência pública para revisão da pontuação deverá ser realizada ainda neste ano.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*