Últimas Notícias

Governo do Estado amplia entrega descentralizada de remédios de alto custo no ABC

O ABC ganhou nesta quarta-feira (2) o terceiro ponto de distribuição de medicamentos de alto custo. São Caetano passou a contar com o serviço, que será realizado no Atende Fácil (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro). Santo André e São Bernardo já contam com unidade de distribuição desse tipo de remédio. O evento em São Caetano contou com a presença do governador João Doria (PSDB) e dos secretários estaduais da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi,

Doria destacou que a ins­talação de mais uma unidade da farmácia de alto custo no ABC traz mais conforto para a população. “São quase cinco mil pessoas que, todos os meses, per­diam uma manhã inteira ou uma tarde inteira em busca dos seus medicamentos. Agora temos aqui a Farmácia de Medicamentos Especializados, para atender as pessoas de forma rápida, precisa e muito mais próxi­ma. Isso significa mais conforto e qualidade de vida para os pacientes, o que é obrigação do Estado e estamos fazendo isso dentro de um regime descentralizado e municipalista”, afirmou.

O prefeito José Auricchio Jr (PSDB) destacou que a des­centralização da distribuição de medicamentos atende a um pleito discutido por anos pelas sete cidades. “A Farmácia de Alto Custo integra o ciclo de fortalecimento da nossa assistência farmacêutica, que é um dos pilares da Saúde, junto do apoio diagnóstico (exames) e o atendimento ambulatorial e hospitalar”, afirmou Auricchio.

Complementando a declaração de Doria, o prefeito des­tacou que, com a inauguração, mais de 4 mil moradores de São Caetano não precisarão mais se deslocar até o Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, para retirar os remédios.

Representando o presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, destacou que o conceito de distribuição descentralizada dos medicamentos foi idealizado regionalmente e articulado pelo colegiado de prefeitos.

“Durante muito tempo, os moradores das sete cidades ti­nham que se dirigir ao Hospital Mário Covas, em Santo André, para retirar os medicamentos. A expansão do serviço para o Poupatempo de São Bernardo e para o Atende Fácil de São Caetano é mais uma conquista do Consórcio ABC para a região, que passa a contar com três unidades da farmácia de alto custo”, afirmou Brandão.

ATENDIMENTO

Já a partir desta semana, os pacientes poderão protocolar suas solicitações iniciais e pedidos de renovação para atendimento na unidade de São Caetano, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h. Como todos os protocolos têm duração de três meses, quem já está em atendimento no Mário Covas concluirá a retirada nesse serviço, para então migrar para a farmácia de São Caetano.

A expectativa é que, até dezembro, 100% dos pacientes são-caetanenses já estejam em atendimento na própria cidade. (Reportagem Local)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*