Economia, Notícias

Governo do Estado abre quase mil vagas em cursos de qualificação profissional no ABC

Governo do Estado abre quase mil vagas em cursos de qualificação profissional no ABC
Cursos do Novotec Expresso têm duração de um semestre. Foto: Divulgação

O governo do Estado abriu 22.600 vagas para 31 cursos rápidos e gratuitos de qualificação profissional no âmbito do programa Novotec Expresso. Desse total, o ABC foi contemplado com 985. As inscrições começam hoje (19) e devem ser feitas até 1º de dezembro pelo site www.novotec.sp.gov.br.

No Novotec Expresso, a car­ga horária total é de 200 ho­ras/aula. Destinado a alunos do ensino médio da rede estadual com idade mínima de 15 anos, o curso é presencial e concluído em um semestre. O objetivo é aumentar a empregabilidade dos jovens.

No ABC, o município com o maior número de vagas é Dia­dema (195), seguido de São Ca­e­tano (180), Mauá (160), San­to André (140), São Bernardo (135), Ribeirão Pires (100) e Rio Grande da Serra (75).

Há vagas para 15 cursos, como Gestão de Pequenos Ne­gó­cios (195), Práticas de Ges­tão de Pessoas (150), Técnicas de Vendas (140), Criação de Sites e Plataformas Digitais (110) e Auxiliar de Logística (75).

Serão priorizados os estudantes mais próximos das escolas, que residam a menos de 2 km do local do curso, além da igualdade de gênero nas turmas. Não haverá vestibulinho como forma de seleção.

As matrículas estão previstas para o início de feve­reiro de 2020 e as aulas co­meçarão no mês seguinte.

Os cursos são realizados pelo Centro Estadual de Educação Tecno­lógica Paula Souza e ministrados nas Escolas Téc­nicas Estaduais (Etecs), Fa­cul­dades de Tecnologia (Fatecs) e demais escolas da rede estadual de ensino.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*