Economia, Notícias

GM e sindicato chegam a acordo sobre reajuste, e TRT marca julgamento

GM e sindicato chegam a acordo sobre reajuste no TRT, que marca julgamento
Trabalhadores da GM mantêm braços cruzados desde o último dia 1º. Foto: Divulgação/SMSCS

Representantes da General Motors do Brasil e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano participaram, nesta sexta-feira (8), de audiência de conciliação e instrução do Dissídio Coletivo de Greve promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região. O julgamento ficou marcado para a próxima quarta-feira, às 15h.

O encontro resultou em acordo parcial. As partes concordaram com o reajuste de 10,42% a partir de 1º de setembro sobre os salários praticados na data imediatamente anterior. O mesmo índice será aplicado aos valores do vale-transporte, vale-refeição e piso salarial. Como tem efeito retroativo, as diferenças geradas pelo reajuste serão pagas até 18 de outubro.

As partes pactuaram também pela manutenção das cláusulas do Acordo Coletivo anterior que não estão sob disputa e pela antecipação do pagamento de metade do 13º salário de 2022 para fevereiro do mesmo ano. A GM concordou ainda com o retorno do modelo de progressão salarial de seis em seis meses.

O sindicato e a montadora seguem discordando sobre a cláusula do desconto da contribuição sindical na folha de pagamento. A empresa defende a autorização expressa e prévia de todos os empregados, mas a entidade entende que o desconto já é possível com a aprovação em assembleia. O valor do vale-alimentação e a aplicação de garantias a empregados acometidos por doenças com relação indireta à atividade laboral também foram objetos de discordância.

Os trabalhadores se reunirão em assembleias na próxima quarta-feira, às 6h e às 15h, para deliberar sobre o retorno ao trabalho. A empresa se comprometeu a não descontar dias parados dos salários, nem exigir reposição das horas.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*