Editorias, Notícias, Veículos

GM e Hyundai iniciam contagem regressiva para lançamento de compactos

GM e Hyundai iniciam contagem regressiva para lançamento de compactos
HB20 adota a nova identidade visual da marca. Foto: Divulgação/Hyundai

General Motors e Hyundai preparam o terreno para a chegada, nos próximos dias, das novas gerações de seus cam­peões de vendas: os compactos Onix e HB20. O primeiro será apresentado à imprensa ama­nhã (13), inicialmente na versão sedã, enquanto o segundo será lançado três dias depois – a montadora sul-coreana iniciou, inclusive, contagem regressiva no site www.hyundai.com.br.

Os dois modelos não têm em comum apenas a quase coin­ci­dência nas datas de lançamento das novas gerações. O Onix li­dera desde 2015 as ven­das no mercado brasileiro, após roubar o posto que foi do Fiat Pa­lio no ano anterior. O HB20, por sua vez, é o vice-campeão desde 2016. É verdade que a distância entre ambos é grande. De janeiro a agosto, o mode­lo feito em Gravataí (RS) e São Caetano acumula 159,4 mil unidades ven­didas, enquanto o produzido em Piracicaba soma 70,4 mil, menos da metade.

A GM fará seu lançamento em etapas. Inicialmente che­gará às concessionárias o Onix Plus, novo nome do sedã Pris­ma. Não está descartada, juntamente com o lançamento do três volumes, a pri­meira aparição pública do hatch – que, no entanto, só terá as vendas iniciadas em 2020.

Maior e mais sofisticado, o Onix Plus chegará às re­vendas – já como modelo 2020 – com a missão de de­­safiar o VW Virtus no segmen­to de sedãs compactos. Com preço a partir de R$ 70 mil, o mo­­delo produzido em São Bernardo lidera com folga o ni­cho que tem o Chevrolet Cobalt ape­­nas como quarto colocado.

Tanto o Onix como o Onix Plus serão oferecidos com duas opções de motorização: 1.0 aspirada de três cilindros e sobre o qual pouco se sabe; e o 1.0 turbo dotada de injeção direta e 116 cv de potência.

HB20

Diferentemente do que fa­rá a GM com o novo Onix, a Hyundai lançará de uma só vez a segunda geração do HB20. Assim, devem chegar simultaneamente às revendas hatch, sedã (HB20S) e a versão aventureira (HB20X).

Desde o início deste mês, a montadora tem revelado a conta gotas detalhes do compacto. A série de “vazamentos” teve início na semana pas­sada, com a divulgação de imagem externa da versão top de linha do modelo.

A imagem mostra que, depois do Novo Sonata, a segunda geração do HB20 será o próximo veículo da Hyundai no mundo a incorporar a evolução da linguagem de design da marca, denominada “Esportividade Sensual”.

Na última segunda-feira, a montadora divulgou foto do vo­lante. Na foto, a empresa re­vela que, nas versões mais caras e equipadas com câmbio automático, a segunda geração do HB20 terá borboletas para troca de marchas no volante.

Assim como o Onix, o HB20 será equipado nas versões superiores com motorização turbo de um litro dotada de injeção direta e capaz de gerar 120 cv de potência. Nas versões de entrada, o propulsor será o 1.0 de três cilindros e 80 cv.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*