
General Motors e Hyundai preparam o terreno para a chegada, nos próximos dias, das novas gerações de seus campeões de vendas: os compactos Onix e HB20. O primeiro será apresentado à imprensa amanhã (13), inicialmente na versão sedã, enquanto o segundo será lançado três dias depois – a montadora sul-coreana iniciou, inclusive, contagem regressiva no site www.hyundai.com.br.
Os dois modelos não têm em comum apenas a quase coincidência nas datas de lançamento das novas gerações. O Onix lidera desde 2015 as vendas no mercado brasileiro, após roubar o posto que foi do Fiat Palio no ano anterior. O HB20, por sua vez, é o vice-campeão desde 2016. É verdade que a distância entre ambos é grande. De janeiro a agosto, o modelo feito em Gravataí (RS) e São Caetano acumula 159,4 mil unidades vendidas, enquanto o produzido em Piracicaba soma 70,4 mil, menos da metade.
A GM fará seu lançamento em etapas. Inicialmente chegará às concessionárias o Onix Plus, novo nome do sedã Prisma. Não está descartada, juntamente com o lançamento do três volumes, a primeira aparição pública do hatch – que, no entanto, só terá as vendas iniciadas em 2020.
Maior e mais sofisticado, o Onix Plus chegará às revendas – já como modelo 2020 – com a missão de desafiar o VW Virtus no segmento de sedãs compactos. Com preço a partir de R$ 70 mil, o modelo produzido em São Bernardo lidera com folga o nicho que tem o Chevrolet Cobalt apenas como quarto colocado.
Tanto o Onix como o Onix Plus serão oferecidos com duas opções de motorização: 1.0 aspirada de três cilindros e sobre o qual pouco se sabe; e o 1.0 turbo dotada de injeção direta e 116 cv de potência.
HB20
Diferentemente do que fará a GM com o novo Onix, a Hyundai lançará de uma só vez a segunda geração do HB20. Assim, devem chegar simultaneamente às revendas hatch, sedã (HB20S) e a versão aventureira (HB20X).
Desde o início deste mês, a montadora tem revelado a conta gotas detalhes do compacto. A série de “vazamentos” teve início na semana passada, com a divulgação de imagem externa da versão top de linha do modelo.
A imagem mostra que, depois do Novo Sonata, a segunda geração do HB20 será o próximo veículo da Hyundai no mundo a incorporar a evolução da linguagem de design da marca, denominada “Esportividade Sensual”.
Na última segunda-feira, a montadora divulgou foto do volante. Na foto, a empresa revela que, nas versões mais caras e equipadas com câmbio automático, a segunda geração do HB20 terá borboletas para troca de marchas no volante.
Assim como o Onix, o HB20 será equipado nas versões superiores com motorização turbo de um litro dotada de injeção direta e capaz de gerar 120 cv de potência. Nas versões de entrada, o propulsor será o 1.0 de três cilindros e 80 cv.