Daniel Dias
Da Agência AutoMotrix

Apenas dois meses depois de ser apresentada, a segunda geração do Chevrolet Prisma, agora chamada de Onix Plus, apresentou problema que resultou em quebra de motores e em dois incêndios, um deles ocorrido no pátio do Complexo de Gravataí (RS), onde o carro é produzido, o que gerou um recall.
Das 19.055 unidades convocadas para reparos pelo fabricante, 7.400 estavam com seus donos e mais de 4 mil foram retidas ainda na fábrica.
A montadora informou que fará a atualização no software de gerenciamento do motor do Onix Plus para evitar que atue fora dos padrões de pressão e temperatura, problema apontado como o causador dos incêndios. A substituição do software para quem comprou o novo sedã compacto começa no dia 18.
Segundo a GM, as unidades que estão nas concessionárias já receberam o novo software.
A produção foi paralisada após o conhecimento do incêndio ocorrido no Nordeste, mas a General Motors afirma que a linha de montagem do Onix Plus voltou a operar na segunda-feira (11) – evidentemente, com o problema resolvido. Segundo a montadora, quem não passar pelo recall, não poderá utilizar o carro.
Até que os veículos sejam reparados, a GM pretende disponibilizar um carro reserva, fornecido por locadora, em um prazo inicialmente previsto de 24 horas.