Economia, Notícias

Gasolina é reajustada em 4% e diesel, em 5% nas refinarias

A Petrobras anunciou aos seus clientes reajuste médio de 4% no preço da gasolina e de 5% no do óleo diesel em suas refinarias, a partir de hoje (10). Com essa alta, o litro da gasolina será vendido aos distribuidores a R$ 1,82, em média, e o do diesel a R$ 1,76.

Em comunicado, a Petrobras informa que, de janeiro até hoje, a gasolina acumula queda no mercado interno de 5,3% e o diesel, de 24,3%. Em julho e agosto, o preço médio da gasolina nas refinarias correspondeu a cerca de 30% do preço cobrado nos postos de combustível. No caso do óleo diesel, correspondeu a 49%.

“Os preços praticados pela Petrobras, e suas variações para mais ou para menos associadas ao mercado internacional e à taxa de câmbio, têm influência bastante limitada sobre os preços percebidos pelos consu­midores finais. O preço do diesel e da gasolina vendidos na bomba é diferente do valor cobrado nas refinarias”, afirmou a empresa.

A petrolífera destaca que, até chegar ao consumidor final, são acrescidos aos valo­res da refina­ria tributos fe­derais e estaduais, custos pa­ra aquisição e mistura obri­gatória de biocombustíveis pelos distribuidores, além das margens brutas dos distribui­dores e dos postos. “Como a legislação bra­sileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, a mudança no preço final depen­derá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis”, acrescenta.

RANKING

A Petrobras, no comunica­do, ainda ressalta pesquisa da Globalpetrolprices.com feita em 127 países, que aponta que o preço médio do diesel para o consumidor final no Brasil está 32% inferior à média global e ocupa a 24ª posição do ranking – sendo, portanto, inferior aos preços observados em 103 países.

No caso da gasolina, o pre­ço final no Brasil está 23% inferior à média global e ocupa a 31ª posição do ranking, ou seja, inferior a 96 países.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*