Últimas Notícias

Fundação norueguesa visita Adolescente Aprendiz em Diadema

A Children At Risk Foundation é a fundação responsável por manter no Brasil a Rede Cultural Beija-Flor, parceira do Adolescente Aprendiz. Foto: Igor Andrade/PMD
A Children At Risk Foundation é a fundação responsável por manter no Brasil a Rede Cultural Beija-Flor, parceira do Adolescente Aprendiz. Foto: Igor Andrade/PMD

Uma comitiva da fundação norueguesa Children At Risk Foundation (Fundação Crianças em Risco), com sede em Bergen, visitou nesta quinta e sexta-feira (28 e 29) projetos socieducacionais em Diadema e a sede do Cefei (Centro de Educação Integral), que pertence à Prefeitura.

A Children At Risk Foundation é a fundação responsável por manter no Brasil a Rede Cultural Beija-Flor, parceira do Adolescente Aprendiz, programa que atende cerca de 700 alunos e retomou as atividades em março, após cerca de oito anos desativado.

Oferecido para alunos do Ensino Médio da rede pública, o Adolescente Aprendiz tem como principais eixos temáticos orientação vocacional, cidadania, cultura e lazer. O programa tornou-se garantido por lei após aprovação na Câmara Municipal no ano passado. A previsão é que atenda cerca de 2.800 estudantes até 2025.

As visitas desta quinta e sexta permitiram à comitiva norueguesa conhecer o funcionamento do programa e tomar conhecimento de parte do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação. Além disso, a comitiva visitou dois núcleos da Rede Cultural Beija-Flor na quinta. Já nesta sexta assistiu a apresentações musicais de professores do Adolescente Aprendiz com a presença da secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, e de responsáveis tanto das entidades quanto da secretaria.

“Temos a Rede Cultural Beija-Flor como uma parceira muito qualificada. Assim que a gestão começou quisemos fazer a parceria porque a gente sabia que o programa que queríamos implantar precisava de uma certeza e lucidez de que a juventude é uma prioridade”, disse Ana Lúcia Sanches, secretária de Educação de Diadema.

Segundo Ivone Silva, diretora-executiva da Rede Cultural Beija-Flor, a instituição tem uma história com a juventude da cidade e  com os programas de fomento à cultura e vem investindo muito nos últimos anos na formação e na preparação dos jovens para o mundo do trabalho e na orientação vocacional.

“Essa parceria une o propósito do Adolescente Aprendiz à missão da instituição, que é levar oportunidade e acesso a conhecimento a crianças e jovens desta cidade. A Beija-Flor agrega conhecimento por meio da mentoria profissional e da vivência em empresas e faz com que os adolescentes conheçam o máximo possível de possibilidades para o futuro para, com isso, fazer suas escolhas”, diz.

“Queremos agradecer essa recepção de vocês. Temos muito a aprender muito com essa hospitalidade. E também vemos que a Prefeitura tem assumido muita responsabilidade pela sua sociedade”, disse o presidente da Children At Risk Foundation, Einar Kongsbakk.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*