Arte & Lazer, Dança

Fundação das Artes de São Caetano lança o novo Curso Técnico em Dança: Ballet Clássico

Inscrições vão até o próximo 28. Para se inscrever, é preciso estar cursando o Ensino Médio e ter 15 anos completos. Foto: Divulgação
Inscrições vão até o próximo 28. Para se inscrever, é preciso estar cursando o Ensino Médio e ter 15 anos completos. Foto: Divulgação

Referência no ensino de artes no Brasil, a Fundação das Artes de São Caetano  inova mais uma vez ao oferecer o Curso Técnico em Dança: Ballet Clássico, com início das aulas no 1º semestre de 2022. Com a nova habilitação, a Fundação a oferecer a profissionalização técnica que contempla as duas matrizes curriculares: Intérprete-Criador, oferecida desde 2019, e o Ballet Clássico.

De acordo com a coordenadora da Escola de Dança da Fundação das Artes, Caren Polido, o curso visa preparar profissionais com as competências necessárias para atuação na área da Dança, as quais permitam compor um perfil que atenda às necessidades do mercado e contribua para a consolidação dos valores voltados à cidadania e à responsabilidade social.

“Serão criadas situações de aprendizagem pautadas nos princípios de autonomia e respeito à diversidade, possibilitando aos alunos o desenvolvimento integral de suas potencialidades, com uma ênfase maior na Técnica do Ballet Clássico. O curso tem em vista o crescimento e a diversificação das atividades ligadas ao segmento de produção cultural, cada vez mais competitivo e exigindo profissionais qualificados, com formação de nível técnico”, afirma Caren.

O Curso Técnico possibilitará ao aluno conhecimento e percepção para estabelecer relações e reconhecer a dança como linguagem artística; habilidade para explorar criativa e cenicamente os recursos de repertório corporal, clássico ou contemporâneo; e empregar técnicas de dança e recursos de improvisação como formas de expressão em composições coreográficas.

Também habilitará o estudante a desenvolver atividades de investigação de dança na interface com outras linguagens artísticas; refletir sobre conhecimentos teóricos estabelecendo relações contextualizadas nas ações expressivas; aprender e compreender a ética no trabalho coletivo e individual; realizar e registrar pesquisas e projetos teórico-práticos relacionados à Dança; e adquirir noções complementares ao trabalho de interpretação e criação, de forma a expandir as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

“Ter mais essa vertente no Técnico em Dança mostra, mais uma vez, o quanto a Fundação das Artes se preocupa em respeitar todos os segmentos, tanto contemporâneo quanto clássico e assim, eleva a instituição a patamares que regularizam a dança como profissão reconhecida. Uma conquista a mais que deve ser comemorada no mundo artístico”, destaca a coordenadora.

“O Curso Técnico em Dança: Ballet Clássico é motivo de orgulho, uma importante conquista para a Fundação das Artes para fortalecer o setor cultural e contribuir na formação de profissionais altamente qualificados”, afirmou a diretora-geral da Fundação, Ana Paula Demambro.

Inscrições

A Fundação das Artes disponibilizará 20 vagas para o Curso Técnico em Dança: Ballet Clássico, com início das aulas em 5 de fevereiro de 2022. As inscrições devem ser feitas somente pelo site www.fascs.com.br/inscricoes/ até o próximo dia 28. Para se inscrever, é preciso estar cursando o Ensino Médio e ter 15 anos completos.

O processo de avaliação dos candidatos poderá incluir análise de currículo e histórico escolar, entrevista, avaliação prática ou admissão de alunos após a conclusão do 6º ano do Curso Livre de Dança, sem a necessidade de processos avaliativos.
O resultado será divulgado em 17 de dezembro de 2021. Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula presencialmente na Fundação das Artes (Rua Visconde de Inhaúma, 730 – Oswaldo Cruz – São Caetano do Sul) de 17 a 22 de dezembro, apresentando os documentos descritos no site www.fascs.com.br/inscricoes/.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*