Mauá, Minha Cidade, Sua região

Fórum Mauá 2023/2033 discute o Desenvolvimento Econômico Sustentável

Fórum é um ciclo de debates que vai identificar iniciativas de desenvolvimento para a cidade, de acordo com a perspectiva da política nacional, nos eixos Econômico, Social, Ambiental e Governança

Encontro contou com a presença do ministro Luiz Marinho e do prefeito Marcelo Oliveira. Foto: Ubiratã Ventura/PMM
Encontro contou com a presença do ministro Luiz Marinho e do prefeito Marcelo Oliveira. Foto: Ubiratã Ventura/PMM

A prefeitura realizou, nesta sexta-feira (17/11), a terceira rodada do Fórum Mauá 2023/2033″,  ciclo de debates que tem o objetivo de identificar iniciativas que possam ajudar a cidade a se desenvolver ainda mais, ao longo dos próximos 10 anos. O encontro ocorreu no Teatro Municipal e contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e do prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira. O tema principal foi o Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Marcelo Oliveira reforçou que a reconstrução de Mauá, iniciada em 2021, não se dá apenas por conta das obras que são realizadas em todas as regiões. O trabalho de hoje também leva em conta os benefícios futuros para toda a população.

“Nossa cidade tem dado muitos bons exemplos quando falamos em cuidar do meio ambiente. Temos 93% de coleta e 90% de tratamento de esgoto, resultados que já impactam na qualidade das águas de rios e córregos de Mauá, reduzindo o mau cheiro e devolvendo a vida. Outro exemplo, é o Troca Verde, programa que lançamos no nosso mandato, que possibilita trocar 3 kg de recicláveis por kit de alimentos ou ração para cães e gatos, em datas pré-agendadas, que já ajudou a recuperar uma área que era utilizada para descarte irregular de resíduos, na divisa do Jardim Ipê e Jardim Oratório. O local recebeu mudas de árvores e plantas nativas e a comunidade, agora, dá o seu apoio para cuidar”, afirmou o prefeito.

“Essa é uma forma de cuidar da cidade, que fica mais limpa e bonita, e também de cuidar das pessoas e seus bichinhos de estimação. Além de gerar emprego e renda, porque os recicláveis são destinados à Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá), envolvendo toda a sociedade”, complementou.

O ministro Luiz Marinho elogiou a iniciativa da prefeitura, em planejar maneiras de Mauá se desenvolver na próxima década. “Planejar é o jeito mais fácil de concretizar e realizar. Você pode fazer ajuste no planejamento, mas seguir o planejado é a melhor maneira de conduzir uma cidade, um estado, um país e uma família. Essa iniciativa é fundamental para pensar numa Mauá para as próximas gerações. Um governante que se preze não pensa na cidade apenas para o seu mandato, mas sim para todo o povo da cidade. Por isso quero parabenizar o prefeito Marcelo Oliveira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edilson de Paula e toda a equipe”, destacou.

Também estiveram entre os palestrantes do evento desta sexta-feira, o Coordenador do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo, Inovação e Conjuntura da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Jefferson José da Conceição, o gerente de indústria da Braskem, Renato Bresciani e da Bióloga, Professora e Coordenadora do Projeto IPH – Índice de Poluentes Hídricos da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Marta Angela Marcondes. Na plateia do Teatro Municipal, além de autoridades, empresário, representantes da sociedade civil, estavam alunos da Escola Estadual Terezinha Sartori.

O Fórum Mauá 2023/2033 é um ciclo de debates que vai identificar iniciativas de desenvolvimento para a cidade, de acordo com a perspectiva da política nacional, nos eixos Econômico, Social, Ambiental e Governança. O primeiro encontro foi realizado em 22 de agosto e contou com a presença do presidente em exercício, Geraldo Alckmin. O segundo foi em 5 de outubro e teve a participação da coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*