Editorias, Mundo, Notícias

Foguete da SpaceX chega à Estação Espacial Internacional

Foguete da SpaceX chega à Estação Espacial Internacional
Foguete foi lançado neste sábado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida. Foto: Divulgação/SpaceX

O foguete da SpaceX chegou à Estação Espacial Internacional neste domingo (31), às 11h16 (horário de Brasília). Depois do lançamento neste sábado a partir do Centro Espacial Kennedy, na Florida, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley fizeram viagem de 19 horas a bordo da cápsula Crew Dragon até o destino.

A cápsula atracou cerca de 15 minutos antes do previsto, sem ocorrência de problemas. Porém, a missão será apenas considerada um sucesso quando os astronautas retornarem em segurança à Terra. A expectativa é de que fiquem na estação por pelo menos um mês e, no máximo, por quatro meses.

A viagem foi histórica: pela primeira vez desde 2011 a Nasa realiza uma missão espacial tripulada saindo dos Estados Unidos. É também a primeira vez que uma empresa privada lança astronautas em órbita – até então, apenas as espaçonaves governamentais chegavam a tais alturas.

Na manhã deste domingo, os astronautas Behnken e Hurley disseram em transmissão ao vivo que a viagem foi tranquila e que dormiram boas horas de sono. Nesta manhã, ambos foram acordados com a música “Planet Caravan”, do Black Sabbath.

Desde 2011, é a Rússia quem tem transportado os astronautas da Nasa ao espaço, por meio da espaçonave Soyuz. A agência espacial norte-americana decidiu aposentar os ônibus espaciais em 2011, decisão tomada após acidente com a nave Columbia oito anos antes.

O lançamento ocorreu na segunda tentativa: inicialmente estava previsto para a última quarta-feira, 27, mas houve um adiamento por causa do mau tempo na Flórida (EUA), onde fica o Centro Espacial Kennedy.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*