Curiosidades

Fogos de artifício nas festas de final de ano: como proteger seu pet do barulho?

 Ruído produzido pelas explosões causa apreensão em todos os animais de estimação

Especialista alerta para os perigos e dá dicas de como evitar o pânico e graves problemas para a saúde do seu bichinho de estimação. Foto: Divulgação
Especialista alerta para os perigos e dá dicas de como evitar o pânico e graves problemas para a saúde do seu bichinho de estimação. Foto: Divulgação

Para algumas pessoas a queima de fogos da virada do ano representa alegria e diversão, mas para os pets é sinônimo de medo, ansiedade e muito incômodo. A coordenadora do curso de Medicina Veterinária,  Janaína Duarte, explica que a audição apurada dos cães é um dos fatores que fazem com eles sintam medo dos foguetes. “Os cachorros ouvem, significativamente, mais do que os seres humanos. Nesse sentido, eles exibem uma hipersensibilidade que resulta em desconforto, ansiedade e pânico”.

O medo dos fogos serve para todos os animais, de um modo geral. A professora ressalta que os gatos conseguem disfarçar melhor, mas também se assustam e procuram abrigos para se esconder. Janaína Duarte alerta que os fogos podem trazer graves problemas para a saúde dos pets.

“O ruído produzido pelas explosões causa apreensão em todos os animais de estimação e, durante o susto,  acabam liberando uma quantidade significativa de catecolaminas. Esse hormônio desencadeia uma série de modificações fisiológicas, como o aumento da frequência cardíaca e respiratória. Colocando-os em risco em vários aspectos, seja sofrendo um acidente ou até um infarto do miocárdio em decorrência do aumento da pressão arterial.”

Para amenizar os transtornos causados pelo barulho é importante que os tutores adotem alguns cuidados para preservar a saúde dos pets. “Recomenda-se manter o animal de estimação em um espaço tranquilo e controlado dentro de casa, com portas e janelas fechadas, o que contribui para diminuir e abafar os ruídos externos. Adicionalmente, é benéfico reproduzir sons relaxantes ou ligar a televisão, pois isso auxiliará a mascarar os barulhos provocados pelos fogos”, destaca a especialista.

Abaixo, listamos todas as dicas do especialista para você cuidar do seu pet na noite de réveillon:

Deixe o animal no cômodo da casa que tenho menos barulho;

Certifique-se de que não há rotas de fugas no cômodo que o pet estará para que ele não fuja;

Se possível, feche portas e janelas na hora da queima dos fogos;

Procure na internet um som relaxante ou ligue a TV com o volume alto com o intuito de abafar o barulho externo;

Se morar em apartamento, verifique se as telas de proteção estão seguras para evitar acidentes com o seu pet;

Utilize fones de ouvido ou protetores de orelha apropriados para pets. Eles podem ser comprados em clínicas veterinárias e em pet shops;

Faça companhia para o seu pet. Isso transmite segurança para ele;

Utilize um floral indicado por um veterinário, não medique o seu pet sem a orientação de um profissional.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*