DANIEL DIAS
AutoMotrix
A Fiat Toro foi lançada em 2016 com a proposta de transformar o segmento de utilitários ao apresentar o conceito de Sport Utility Pick-up (SUP) – uma picape com atributos de conforto e dirigibilidade de utilitário esportivo. Produzida em Goiana (PE), tornou-se sucesso instantâneo de vendas e foi a escolhida por quase 300 mil clientes brasileiros.
Agora, a Toro passa pela mais importante evolução desde seu lançamento. As mudanças estéticas aparecem mais nas versões a diesel Ultra e Ranch, que receberam frentes novas, realçando a grade inédita e novos faróis de LED, além do interior totalmente repaginado, no qual se destaca a nova central multimídia.
Nas configurações Endurance (de entrada), Freedom e Volcano, tanto nas versões flex quanto nas a diesel, a evolução visual externa mais visível está nos faróis, que continuam divididos em duas partes, mas a superior agora é em LED e divide o trabalho entre luz diurna de condução e setas de direção – anteriormente, a seta era uma lâmpada halógena. Os faróis principais são em LED a partir da versão Freedom e estão um pouco mais finos.
Na linha flex, há uma novidade sob o capô. É o motor 1.3 GSE Turbo Flex T270 (em alusão ao torque em Nm), que estreou no Jeep Compass Série Especial 80 Anos e entrega até 185 cavalos de potência e o maior torque da categoria, com 27,5 kgfm (no Compass, atinge 28 kgfm). As versões diesel preservam o motor turbo de 170 cv apresentado em 2016. A linha 2022 estará nas concessionárias a partir de 15 de maio.
As cinco versões da linha Toro movidas a diesel permanecem as mesmas da linha anterior. Além dos faróis, as três mais baratas tiveram discretíssimas mudanças no visual – novos frisos na grade e o logo da marca centralizado, para-choque redesenhado e molduras retangulares nos faróis de neblina. A básica Endurance Turbo Diesel AT9 4×4 parte de R$ 152.990, a intermediária Freedom Turbo Diesel AT9 4×4 inicia nos R$ 164.390 e a Volcano Turbo Diesel AT9 4×4 começa em R$ 177.690.
O conjunto motor-câmbio mantém o propulsor turbodiesel de 170 cv, câmbio automático de nove marchas, tração integral com seletor e controle eletrônico de descida. Com o mesmo motor e câmbio, as versões “agraciadas” com a nova frente foram as top de linha Ranch e Ultra Turbo Diesel AT9 4×4 – R$ 185.490 e R$ 187.490, respectivamente. Nelas, a Toro traz novo desenho na dianteira, incluindo o Logo Script e a Fiat Flag (bandeira italiana estilizada), capô mais encorpado, grade proeminente, novas rodas e “bulbar” integrado ao para-choque.
Ambas trazem de série a nova central multimídia de 10,1 polegadas, nova grade frontal (a borda da grade é cromada na Ranch e preta na Ultra), sistema avançado de assistência ao condutor, frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis, cargo bag (separação na caçamba), nova moldura lateral da caixa de roda, santantônio integrado, estribo preto, para-barro, rodas de liga leve de 17 polegadas mais pneus AT plus com escrita branca, novos assentos de couro sintético (na Ranch, são em marrom, enquanto a Ultra adota o cinza), badge externo (portas dianteiras), badge interno, acabamentos interiores e exteriores escurecidos e logotipo “Fiat”, maçaneta da porta na cor externa, bordado nas costas dos bancos dianteiros, novo cluster específico (Welcome Movement) e tapetes de carpete com bordados. Na Ultra, lançada em novembro de 2019, o diferencial continua a ser a cobertura rígida na caçamba. Na Ranch, os estribos cromados reforçam o estilo rural.
As quatro configurações flex da Toro 2022 também são as mesmas do modelo anterior, todas com tração dianteira. As sutis mudanças estéticas são as mesmas das configurações a diesel mais básicas – faróis com luz diurna em LED, frisos na grade, para-choque reestilizado e novas molduras dos faróis de neblina.
A versão de entrada Endurance 1.8 Flex AT6 – que parte de R$ 114.590 – é a única que preserva o veterano motor 1.8 Flex. A partir da Endurance Turbo Flex T270 AT6 – que começa em R$ 119.590 – é que aparece o novo motor 1.3 Turbo T270 de 185 cv (com etanol). Acima dela está a Freedom Turbo T270 Flex AT6 – oferecida por R$ 131.890. A versão top de linha com motor flex é a Volcano Turbo Flex T270 AT6, que parte de R$ 144.990. A Volcano é a única flex que pode receber opcionalmente a nova central de 10,1 polegadas.
Sem desperdiçar força
A linha Toro 2022 estreia o motor turbo flex mais potente e de maior torque produzido no Brasil. O Turbo T270 (o “T” é da colocação transversal) gera 185 cv de potência com etanol a 5.750 rpm e torque de 27,5 kgfm a 1.750 rpm. É associado ao câmbio automático de seis marchas. Segundo a Fiat, o motor Turbo T270 produzido no Polo Automotivo de Betim (MG) é resultado da grande evolução no “downsizing” em propulsores, com menor cilindrada e elevados desempenho e potência. A versão mais bem equipada com o novo motor flex é a Volcano, mas também é disponibilizado na básica Endurance e na intermediária Freedom.
O Turbo T270 é equipado com a tecnologia MultiAir III da Stellantis, já presente em outros propulsores. O sistema eletro-hidráulico permite o controle totalmente flexível da duração e da elevação das válvulas de admissão e controle de carga do motor sem gerar perdas de bombeamento e contribuindo para reduzir o consumo de combustível em operações de baixa e média cargas.
O novo perfil com pré-levantamento permite a abertura das válvulas de aspiração durante a fase de escapamento, visando à atuação do EGR (Exhaust Gas Recirculation ou Recirculação de Gases de Escape) interno, com redução dos óxidos de nitrogênio e aumento da eficiência do motor na carga parcial. O turbo de baixa inércia proporciona volume de ar reduzido entre o compressor e o coletor de admissão para oferecer uma resposta mais rápida.
PRIVILÉGIOS
Todas as versões da Toro 2022 trazem de série o Cluster Full Digital com tela de sete polegadas, com os indicadores de temperatura e nível de combustível em LED. O interior foi revisado para ganhar mais porta-objetos, inclusive no console central. Nas renovadas versões Ultra e Ranch, a “vedete” interna é a nova central multimídia de 10,1 polegadas posicionada na vertical (que é opcional na versão Volcano). As versões diesel top de linha receberam ainda mais itens de tecnologia, incluindo o sistema de assistência ao condutor com frenagem autônoma de emergência, aviso de mudança de faixa e comutação automática dos faróis. O carregador de smartphone sem fio vem de série na Ultra e na Ranch.
As Toro Ultra e Ranch oferecem ainda uma plataforma completa de serviços conectados. De forma remota e com toda a conveniência, o usuário passa a contar, na palma da mão com seu celular, por exemplo, com serviços de manutenção, segurança e emergência, navegação, assistência virtual e entretenimento no veículo com Wi-Fi, em uma experiência totalmente imersiva para o cliente. Tudo isso viabilizado pela parceria com a TIM Brasil, com o fornecimento de eSIM, chip virtual para acesso à internet, habilitando a navegação e a experiência do usuário dentro do veículo.