Saúde e Beleza

Festa de São João de Diadema vai ter vacinação contra Covid-19 neste sábado

A ideia da campanha é ofertar os imunizantes às pessoas que não conseguem comparecer às UBSs durante a semana. Foto: Adriana Horvath/PMD
A ideia da campanha é ofertar os imunizantes às pessoas que não conseguem comparecer às UBSs durante a semana. Foto: Adriana Horvath/PMD
Durante todos os dias da festa, os locutores vão transmitir mensagens de incentivo à vacinação contra a covid-19 e também orientações sobre as medidas de proteção para evitar a transmissão da doença
A Festa de São  João na Praça da Moça, em Diadema, terá um diferencial no próximo sábado (25): das 15h às 20h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai realizar ampla vacinação contra a covid-19.

A ideia da campanha é ofertar os imunizantes às pessoas que não conseguem comparecer às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) durante a semana. Além disso, as pessoas que ainda não iniciaram o esquema vacinal ou estão com alguma dose em atraso também poderão ser contempladas.

Para se vacinar contra a covid-19 será necessário apresentar documento com foto, CPF e o cartão de vacinação.

Essa é mais uma ação da Secretaria da Saúde realizada em parceria com a pasta da Cultura, que tem sido aliada fundamental no enfrentamento da covid-19. “A Secretaria de Cultura fica muito feliz com a parceria com a Secretaria da Saúde. Aproveitar a Festa do São João com todas as ações culturais que estamos promovendo na Praça da Moça e ainda ter a ação da Secretaria da Saúde conscientizando e ofertando a vacina para a população que não completou seu ciclo vacinal demostram o nosso compromisso primeiramente com a vida e o bem-estar da população de Diadema”, afirmou o secretário de Cultura, Deivid Couto.

Durante todos os dias da festa, os locutores vão transmitir mensagens de incentivo à vacinação contra a covid-19 e também orientações sobre as medidas de proteção para evitar a transmissão da doença e curtir a festa com segurança, como fazer o uso correto de máscara de proteção individual, lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou usar álcool em gel; evitar tocar nos olhos, boca e nariz; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar; etc.
A programação da festa de São João segue até o dia 3 de julho com atividades e lazer para toda a família. Confira a programação completa da festa em: https://saojoao.diadema.sp.gov.br/.
Dia D
Já no dia 02 de julho, além de repetir a ação de vacinação na Festa de São João, na Praça da Moça, a Atenção Básica vai abrir três Unidades Básicas de Saúde (Nogueira, Paineiras e Eldorado), das 8h30 às 16h, para ofertar mais uma oportunidade para os munícipes colocarem em dia seus esquemas vacinais. Confira o endereço dos postos em: http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
“A pandemia não acabou e temos intensificado as ações de busca ativa daqueles munícipes que ainda não estão com a dose de proteção em dia pois a vacinação já demostrou ser um caminho mais eficaz no combate à covid-19, reduzindo os casos graves, as internações e óbitos. Por isso, convidamos a população a comparecer às UBSs durante a semana e nos próximos dois sábados para deixar o esquema vacinal completo”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Rejane Calixto.
Quem pode receber a vacina
As primeiras e segundas doses (D1 e D2) da vacina contra Covid-19 estão disponíveis para a população geral de todas as idades acima de 5 anos. As doses adicionais conhecidas como terceiras doses (D3) podem ser aplicadas em pessoas a partir de 12 anos, desde que a segunda dose tenha sido aplicada há pelo menos quatro meses – ou 28 dias nos casos de pessoas imunossuprimidas.
Já a quarta dose (D4), está liberada para pessoas com 40 anos ou mais, profissionais de saúde, gestantes e puérperas acima de 12 anos e adultos imunossuprimidos.
A quinta dose, no momento, é indicada apenas para idosos e pessoas com 50 anos ou mais, que se enquadrem nos critérios de imunossupressão e tenham tomado a quarta dose com intervalo mínimo de quatro meses.
Quem tomou o esquema inicial da Janssen pode conferir as regras de reforço em: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/28198-entenda-como-funciona-o-esquema-vacinal-para-quem-tomou-a-vacina-da-janssen
Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*