Arte & Lazer, Literatura

Feira do Livro e Literatura de Diadema celebra e promove autores da região

Durante o evento, escritores da cidade e região divulgam suas obras; para Gilda Sabas, poetisa e moradora do bairro Promissão, a iniciativa valoriza a literatura produzida no município

A Feira do Livro e Literatura de Diadema (FLID), que ocorre de 19 a 21 de outubro no Centro Cultural Diadema (Rua Graciosa, 300 – Centro), além de trazer nomes consagrados da literatura e das letras – como Djamila Ribeiro, José Roberto Torero e Cristino Wapichana -, é espaço de valorização dos autores da cidade e região. No último dia do evento, 21 de outubro, isso vai acontecer em dois momentos, às 11h30 e 14h30, quando haverá o lançamento de obras de escritores regionais.

Nesse dia, Gilda Sabas de Souza, moradora do bairro Promissão, vai lançar na Feira seu livro de poesias, ‘Fios do Bordado’, no período da tarde. Professora da rede estadual da cidade, esse é seu terceiro livro, sendo o primeiro, ‘Pedaços de Coisas’, lançado em 1990.

Segundo a autora, Diadema está incorporada à sua literatura. “Vivo em Diadema desde 1978 e a tessitura dos meus textos são revestidos dos sentimentos e emoções que a cidade, com suas pulsações artística, culturais e filosóficas, me inspiram.”

Para Gilda, uma cidade como Diadema precisa ter uma feira como a FLID. “É de suma importância o município incentivar e apoiar seus escritores, que necessitam ter espaços culturais para a divulgação de suas obras. São esses escritores que poderão incentivar a comunidade onde moram ou trabalham, pois são eles que estão constantemente com crianças, jovens, adultos e idosos que sonham, ou que não sabem conceber seus sonhos, por falta de conhecimento e de incentivo”, afirmou.

Outra autora da região que vai lançar livro na Feira no período da tarde é Priscilla Pinzetta, professora da rede municipal de Diadema há 15 anos e, no momento, respondendo pela direção da EMEB Rachel de Queiroz. Sua obra “Percepções de alunos com cegueira adquirida”, trata da reabilitação e inclusão de pessoas com deficiência visual.

Priscila destacou que a inspiração para produzir o livro, resultado de uma pesquisa de mestrado, foi o trabalho que realizou em Salas de Recursos de escolas públicas, espaços voltados ao atendimento de alunos com cegueira e baixa visão. “Gosto de escrever desde criança e fui desenvolvendo meu gosto pela escrita com o passar dos anos. Esse é meu primeiro livro, mas tenho o projeto de escrever um livro infantil, que será lançado também em braile.”

A educadora considera de extrema importância Diadema realizar uma feira do livro. “Tenho colegas que lançaram livros na FLID de 2022. Um evento como esse é importante para a divulgação dos escritores de Diadema. Existem pessoas com muito talento que precisam de oportunidade para a divulgação de seus livros”, pontuou.

Confira abaixo a programação 

21/10 – Sábado – 9h30 (Dança)

Aula Aberta de Ioga – FLID – Livre

Palco Externo

Um momento de conhecer a ioga em uma aula aberta, com exercícios de respiração, posturas e movimentos que promovem a força, a flexibilidade e colaboram para o autoconhecimento, a concentração e a prática da meditação.

21/10 – Sábado – 10h (Encontro Literário)

Quadrinhos e Negritude – 12 Anos

Palco Externo

Marcelo D’Salete é um quadrinista, ilustrador e professor brasileiro.

Alex Mir é um escritor, roteirista e quadrinista brasileiro e autor também de um quadrinho sobre Orixás. Os dois cartunistas vão bater um papo interessante sobre o assunto.

 

21/10 – Sábado – 11h (Encontro Literário)

Vamos Falar de Literatura Negra – Livre

Biblioteca Central

Encontro de escritores/as dos Cadernos Negros que se unem para tratar de temas importantes e também apresentando suas publicações

 

21/10 – Sábado – 11h30 (Encontro Literário)

Lançamento de Livros– Livre

Palco Externo

A FLID abre o palco para uma roda de conversa e lançamentos de livros dos escritores da cidade e da região. Com mediação do também escritor diademense Salliè Oliveira, os participantes poderão falar um pouco de suas publicações e em seguida terão espaços para vendas e sessão de autógrafos.

21/10 – Sábado – 13h (Dança)

A bailarina e o músico- Livre

Saguão do Teatro

Intervenção artística onde a artista Arlene Ramos e o musico Eduardo Carolino se unem num espetáculo instigante.

21/10 – Sábado – 13h30 (Encontro Literário)

Cordel e Contos Populares, Tradição e Contemporaneidade – Livre

Moreira de Acopiara e Marco Haurélio

Palco Externo

Um grande encontro do cordelista, músico e poeta Moreira de Acopiara com o escritor e pesquisador Marco Haurélio. Os dois apresentarão suas obras trazendo um pouco sobre a Literatura de Cordel, manifestação da cultura popular brasileira que teve origem no Nordeste

21/10 – Sábado – 14h (Encontro Literário)

Jogo “De Onde Vem o Livro? Diferenças e Publicação”– 12 Anos

Leiturativismo

Biblioteca Central

‘’De Onde Vem o Livro?” é um jogo de tabuleiro em tamanho real que proporciona uma vivência na carreira da pessoa escritora contemporânea. Através da ludicidade, os jogadores poderão conhecer os diversos desafios e recursos para a publicação de um livro em formatos possíveis.

21/10 – Sábado – 14h30 (Encontro Literário)

Lançamento de Livros – Livre

Palco Externo

A FLID abre o palco para uma roda de conversa e lançamentos de livros dos escritores da cidade e da região. Com mediação do também escritor diademense Salliè Oliveira, os participantes poderão falar um pouco de suas publicações e em seguida terão espaços para vendas e sessão de autógrafos.

 

21/10 – Sábado – 16h (Encontro Literário)

Clube Leia Mulheres – Livre

Biblioteca Central

O Clube teve início em 2022 com o objetivo de dar visibilidade aos livros escritos por mulheres! O livro deste mês é a Montanha Encantada de Maria J. Dupré.

 

21/10 – Sábado – 17h (Encontro Literário)

Encontro Literário da Diversidade – 14 Anos

Teatro Clara Nunes

Conversa com a escritora Amara Moira com mediação de Janaina Leslão. Elas tratarão de temas como releituras da literatura brasileira por um prisma LGBT, feminista e antirracista, temáticas trans, sexualidade e gênero.

21/10 – Sábado – 18h30 (Encontro)

Batalhas DDMA – FLID – Livre

Palco Externo

O evento de encerramento da Semana Municipal das Batalhas e Movimento da Poesia Falada em Diadema celebra jovens que usam a poesia para resistir à marginalização social. A poesia falada ocupa espaços públicos e promove intervenções poéticas, artísticas e políticas na cidade. As batalhas locais selecionaram oito MCs para a competição final, finalizando a semana.

21/10 – Sábado – 19h30 (Encontro)

Slam das Minas – Livre

Palco Externo

Slam das Minas é um poetry slam organizado e disputado exclusivamente por mulheres em diferentes localidades do Brasil e vem para fechar a FLID.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*