A Federação Paulista de Futebol (FPF) estuda a possibilidade de adiar o início da Série A1 do Campeonato Paulista de 2017 em uma semana. Inicialmente marcado para 29 de janeiro, o torneio estadual deverá começar agora no fim de semana seguinte (4 e 5 de fevereiro).
Tanto é que a entidade não divulgou a tabela da competição, o que era para ocorrer na última terça-feira (29). De acordo com o Estatuto do Torcedor, a tabela tem de ser disponibilizada com dois meses antes do início do torneio.
A FPF, inclusive, já entrou em contato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber da possibilidade da mudança no calendário. Caso a competição seja adiada em uma semana, é provável que o calendário de outros estaduais e do Campeonato Brasileiro também sejam alterados.
O pedido para o adiamento do início do Campeonato Paulista ocorre porque a última rodada do Campeonato Brasileiro foi postergada em uma semana e terminará agora no dia 11 de dezembro em virtude do acidente aéreo que vitimou 19 jogadores da Chapecoense, além de diretores e membros da comissão técnica do clube. No total, 71 pessoas morreram.
Na terça-feira, a FPF divulgou as tabelas das Séries A2 e A3, que também começam no dia 29 de janeiro, dentro do prazo do Estatuto do Torcedor.
Os principais clubes paulistas já estudam mudar seus cronogramas para o início de 2017. O Santos alterou a reapresentação do dia 4 de janeiro para o dia 11. O São Paulo adiantou cinco dias de férias dos jogadores ontem e marcou a reapresentação para 6 de dezembro. O Corinthians fará reuniões nesta semana de olho no calendário de 2017.
A FPF hasteou ontem suas bandeiras a meio-mastro em homenagem às vítimas do voo que levava a Chapecoense.