Curiosidades

Fé e devoção mariana: 135 templos católicos dedicados a Nossa Senhora na Diocese de Santo André

Neste mês de maio, que celebramos o amor e a devoção por Maria, a Mãe de Deus, vamos traçar um itinerário de fé que mostrará em destaque, os caminhos da evangelização pelos 135 templos católicos dedicados aos vários títulos de Nossa Senhora: são 89 comunidades, 38 paróquias (entre elas, duas quase-paróquias), 4 capelas, 2 oratórios, 1 santuário e 1 catedral presentes nos sete municípios da Diocese de Santo André.

A padroeira do Brasil é o título mariano com mais espaços de oração e fé em nossa diocese (28 comunidades, quatro paróquias, três capelas, uma quase-paróquia, um santuário e um oratório são dedicados a Nossa Senhora Aparecida), seguida por Nossa Senhora de Fátima (11 comunidades, quatro paróquias e uma quase-paróquia) e Nossa Senhora das Graças (10 comunidades e três paróquias).

Situada no ABC, região do Estado de São Paulo com aproximadamente 2,8 milhões de habitantes, a Diocese de Santo André tem como Igreja Mãe, a catedral dedicada a Nossa Senhora do Carmo (desde a década de 1950). No total, a Igreja Católica Apostólica Romana no ABC conta com 106 paróquias e 257 capelas e comunidades distribuídas pelas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Confira o roteiro mariano da fé em cada cidade:

Santo André
A devoção mariana está espalhada em várias paróquias e comunidades das três regiões pastorais da cidade. Vamos conhecê-las?

Centro: uma catedral: Nossa Senhora do Carmo, e três paróquias: Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Paraíso. A região também conta com um oratório dedicado a Nossa Senhora Aparecida e cinco comunidades: 2 de Aparecida, 1 das Graças, 1 do Paraíso e 1 da Rosa Mística.

Leste: seis paróquias: Mãe de Deus e dos Órfãos, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Salete e Nossa Senhora de Guadalupe. São 12 comunidades: 3 de Aparecida, 2 de Auxiliadora, 2 da Esperança, 1 de Fátima, 1 da Imaculada Conceição, 1 das Graças, 1 da Caridade, 1 da Fé e 1 capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida.

Utinga: cinco paróquias: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Bom Parto, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora de Fátima e Maria Imaculada. A região conta com três comunidades: 2 de Aparecida e 1 do Carmo.

São Bernardo
Fiéis devotos de Nossa Senhora contam com diversas igrejas dedicadas a Nossa Senhora, nas três regiões pastorais de São Bernardo do Campo. Confira cada uma delas:

Centro: quatro paróquias: a bicentenária Igreja Matriz da cidade, a primeira paróquia criada na região, dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem, hoje Basílica Menor; além dela, temos a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Imaculada Conceição Aparecida.  Nesta região 11 comunidades contam com títulos marianos: 2 das Graças, 2 de Aparecida, 1 de Maria de Nazaré, 1 de Guadalupe, 1 da Consolação, 1 de Fátima, 1 do Perpétuo Socorro, 1 da Rainha dos Apóstolos e 1 da Mãe dos Pobres.

Anchieta: quatro paróquias: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora de Guadalupe e Santa Maria. Em relação às comunidades, são 15 no total: 3 de Aparecida, 3 de Fátima, 3 das Graças, 1 do Imaculado Coração de Maria, 1 do Rosário, 1 de Lourdes, 1 da Assunção, 1 da Imaculada Conceição e 1 da Paz. A região também conta com 1 capela de Nossa Senhora Aparecida e 1 oratório da Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe.

Rudge Ramos: um santuário: Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paulicéia; duas paróquias: Nossa Senhora de Fátima e Santíssima Virgem; e quatro comunidades: 2 de Aparecida, 1 de Fátima e 1 da Imaculada Conceição.

São Caetano
Das 11 paróquias localizadas na cidade, quatro delas têm Nossa Senhora como padroeira: Aparecida, Candelária, Prosperidade e das Graças.

Mauá
O município, que conta com 13 paróquias, tem quatro delas com títulos marianos: a Imaculada Conceição, que é a Igreja Matriz e padroeira da cidade; Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora Aparecida; e Nossa Senhora de Lourdes. São 14 comunidades que contemplam milhares de devotos marianos em Mauá: 5 de Aparecida, 1 da Rainha dos Mártires, 1 das Dores, 3 de Fátima, 1 do Perpétuo Socorro, 1 de Lourdes, 1 da Visitação e 1 do Sagrado Coração de Maria.

Diadema
Das dez paróquias do município, quatro paróquias e uma quase-paróquia são dedicadas à mãe de Deus: a Imaculada Conceição, a Igreja Matriz e padroeira da cidade; Nossa Senhora das Graças; Nossa Senhora dos Navegantes; Maria Mãe dos Pobres; e a Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida. As 11 comunidades de Diadema com títulos de Nossa Senhora também atraem muitos fiéis marianos: 4 de Aparecida, 1 de Imaculada Conceição, 1 da Mãe Rainha  1 da Paz, 1 de Maria de Nazaré, 1 do Campanário, 1 do Perpétuo Socorro e 1 da Rosa Mística.

Ribeirão Pires
A Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima está localizada no município, que também conta com duas capelas: a tricentenária Nossa Senhora do Pilar, um patrimônio histórico da cidade; e a Nossa Senhora Aparecida, em Balneário Palmira. Ribeirão Pires ainda acolhe 11 comunidades com títulos de Nossa Senhora: 3 de Aparecida; 2 das Graças, 1 da Imaculada Conceição, 1 de Fátima, 1 do Carmo, 1 da Assunção, 1 da Paz e 1 da Mãe Rainha.

Rio Grande da Serra
A cidade conta com três comunidades dedicadas a Nossa Senhora: Fátima, Aparecida e das Graças.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe eu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*